quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

AÇÕES INTEGRADAS EM CAMPOS CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE


O combate ao mosquito da dengue vai ganhar mais força nos próximos dias com ações em conjunto entre várias secretarias municipais em Campos. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa do secretário de saúde, Geraldo Venâncio, que aconteceu na tarde desta terça-feira (01) na Fundação Municipal de Saúde. Geraldo Venâncio contou que a integração entre as secretarias visa levar mais conscientização para as pessoas e também fazer mais mutirões em diversos pontos do município.

Segundo o secretário, as ações já começam com o contato entre as secretarias, mas é que preciso lembrar que todo combate ao mosquito começa com o apoio da população. “Temos que conscientizar a população a combater os focos do mosquito. Nós conseguimos fazer apenas 15% do combate, os 85% depende de cada um morador.”

Geraldo ressaltou que o Ministério Público Estadual vai liberar a entrada dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses em residências que estejam fechadas. “Existem muitas casas que estão fechadas e que apresentam focos do mosquito. O CCZ vai poder entrar nessas casas e fazer o controle necessário. Vamos tentar contato com o aeroclube para sobrevoar a cidade e tentar identificar focos em piscinas e caixas d’água.” O secretário afirmou ainda que vai tentar aproveitar os últimos dias de aula para a Secretaria de Educação fazer palestras nas escolas. “Essa é uma das ações de conhecimento. Temos que chegar a mais pessoas possíveis com essas ações em conjunto.”

Geraldo informou que vai solicitar a prefeita Rosinha Garotinho para que seja criado um grupo que vai coordenar as ações. “Vamos nos reunir de 15 em 15 dias, e toda a semana a Secretaria de Saúde vai divulgar os números relativos a essas ações.”

O diretor do CCZ, César Salles, contou que atualmente 400 agentes trabalham no município e que neste ano foram feitas 80 mil visitas durante os mutirões, além dos dez carros de fumacê que vão aos bairros e distritos. “É preciso atentar a população que o fumacê mata apenas o mosquito “adulto” que está voando, mas não mata os ovos dos mosquitos.”

Sobre os terrenos baldios que servem muitas vezes de foco e proliferação do mosquito, César afirmou que hoje são aproximadamente 25 mil terrenos cadastrados, porém outros 25 mil devem existir sem cadastro no município, mas com apoio do MPE será mais fácil entrar nesses terrenos e fazer o combate. Os proprietários dos terremos podem ser notificados em caso de resistência. O telefone para denúncia de teremos baldios com focos da dengue é 27233781.

Ainda de acordo com César Salles, o período de visitação dos agentes do CCZ as casas é 40 em 40 dias. No entanto, ele ressalta que para a visita ter realmente uma eficácia é preciso o morador fazer sua parte. “Nós fazemos uma visita hoje, por exemplo, e só voltamos depois de 40 dias. Se o morador deixar um foco no dia seguinte, pode ter quatro ciclos de reprodução do mosquito naquele foco quando nossa equipe voltar.”

O diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, afirmou que seria necessário fazer um mapeamento dos distritos e bairros que apresentam mais casos, pois dessa forma as ações ganham mais força. “Se aparecer vários casos em um determinado bairro, temos que fazer o mutirão emergencial. Não podemos esperar os casos proliferarem nesses bairros.”

Luiz José contou que neste ano os locais que apresentaram mais casos foram Tocos, Goitacazes e Tapera, mas ressaltou que o distrito de Conselheiro Josino também registou um crescimento nos últimos meses.







Fonte: Terceira Via