sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DEFESA CIVIL DE SJB REALIZA INTERDIÇÕES EM ATAFONA, APÓS CASAL SE FERIR

(Foto: Elis Gomes | SJBarra News)
Após um casal se ferir depois que parte da estrutura de uma casa desabou na noite desta quarta-feira (18), na rua Carlos Silva de Oliveira, na praia de Atafona, em São João da Barra (SJB), a Defesa Civil do município realizou intervenções pelo local na manhã desta quinta-feira (19). Na região, o cenário atraiu olhares de curiosos. Pessoas tiravam fotos e observavam os estragos causados pela força da natureza. Chamava atenção também outra casa – que pertencia ao jornalista já falecido Hervé Salgado – atingida pelo mar de Atafona. A estrutura na manhã desta quinta estava inclinada com o risco de cair a qualquer momento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de SJB, Adriano Assis, o imóvel onde o casal se feriu estava interditado há cerca de quatro meses e estaria desabitada. Os pontos mais críticos em relação ao avanço do mar estão localizados nas ruas Carlos Silva de Oliveira, rua Capitão Nelson Pereira e rua do Farol. “Viemos fazer intervenção antecipada para carros não avançarem. Também tombamos o restante da estrutura da casa”, disse na manhã desta quinta.

Ainda de acordo com Adriano, os imóveis que estão na face da erosão costeira entre o trecho da caixa d’água até o Pontal estão interditados. “Três famílias antes do carnaval foram retiradas e estão em aluguel social”, destacou, acrescentando que outras três estão sendo acompanhadas e futuramente podem ser retiradas.

Adriano ressaltou também que em pontos mais críticos o mar chegou avançar cerca de dez metros e em outros pontos avançou cerca de cinco. “Devido o rio (Paraíba do Sul) assoreado, a tendência é avançar. A foz não tem força e o mar adentra. O vento nordeste também tem estado forte e colabora com a erosão em velocidade maior”, explicou.

O coordenador pediu a colaboração da população. “A gente faz a interdição e pede para que não se aproxime. É perigoso. Pedimos para que respeite as placas de sinalização”, concluiu.

Frequentadora de Atafona há cerca de 50 anos, Neusa Rocha, de 75 anos, contou que estava na casa de veraneio desde dezembro e nesta quinta estava arrumando as coisas para retirar do local, temendo que sua casa seja uma das próximas a ser atingida pelo avanço do mar. “Aqui tem história. Estou chateada”, lamentou.

Queda – O casal ficou ferido após parte da estrutura da residência cair na noite da última quarta-feira. Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Na manhã desta quinta, a assessoria da unidade hospitalar informou que o homem, de 47 anos, e a mulher, de 53, estavam estáveis nos repousos masculino e feminino, respectivamente.




Fonte: Folha da Manhã