sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

JEJUM, CARIDADE E ORAÇÕES MARCAM O INÍCIO DA QUARESMA

(Fotos: Ralph Braz)
Para os católicos, o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa e que começou nesta Quarta Feira de Cinzas (18/02), será marcado pelo jejum, caridade e oração. Durante esse tempo, os fiéis são convidados à renúncia e conversão em preparação para a celebração máxima da Igreja: O Tríduo Pascal, que consiste em um conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa (02/04), Sexta-Feira Santa (03/04) e Vigília Pascal (véspera do Domingo de Páscoa) (04/04).

Segundo o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Ferrería, as cinzas lembram a necessidade de conversão a Deus, fé no Evangelho e a nossa condição humana, que é transitória.

“Na cerimônia de Quarta-feira de Cinzas, após a leitura do Evangelho, o celebrante impõe as cinzas, primeiro sobre sua cabeça, depois sobre a cabeça dos fiéis. Recebendo pobremente as cinzas em nossa cabeça, reconhecemos que somos pó, e pó voltaremos a ser”, comentou o bispo dizendo que o estado de jejum em oração é para obter um coração novo, mais solidário e fraterno.


Ainda na Quarta-feira de Cinzas também foi celebrada a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2015. A CF, criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é um tempo propício para a reflexão, com temas trabalhados a cada ano, sobre a realidade social.

Nesta 52ª edição, com o tema: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir", a CF volta seu olhar para o Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.

A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. “A CF esse ano pretende aproximar a igreja da comunidade, colocando-a sob uma perspectiva de um serviço mais fraterno, amoroso e solidário”, ressaltou Dom Roberto.




Fonte: Ururau