quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

LICEU COM FALTA DE PROFESSORES E AULAS

(Foto: Ralph Braz)
Insatisfeita com as condições de ensino dos filhos que estudam no Liceu de Humanidade de Campos, uma mãe manifestou seu descontentamento através do site do Jornal O Diário. Na mensagem, a mãe, que também é educadora, diz que prefere não se identificar por "medo que eles sofram alguma retaliação".

Mas, apesar dos receios, ela relatou os problemas enfrentados na instituição de ensino. Segundo ela, a falta de professores é constante desde o ano passado. "É impossível uma escola dessa não cumprir com a obrigação de educar. Desde o ano passado, faltam professores e os alunos saem cedo. Além disso, eles são quase os últimos da rede estadual a fecharem as notas bimestrais", relatou ela lembrando que o problema deve continuar também em 2015. "Esse ano logo no primeiro dia de aula, os alunos não tiveram matéria alguma e de todos os tempos de aula, somente um professor compareceu. É um absurdo!", protestou ela, preocupada com o futuro: "No nosso país já não temos uma educação de qualidade e ainda ter uma escola que não cumpra com o seu papel, fica difícil! Como esses alunos poderão fazer um bom vestibular, um bom Enem ou um bom concurso?".

O Sindicado Estadual de Profissionais da Educação (Sepe-Campos) cobrou atitude do Estado. "A falta de professor é um problema antigo, muitas matérias estão sem professor. A Coordenadoria Regional e Educação tem que tomar a atitude e providenciar a alocação de professores ou convocar os concursados para assumir. Alguns foram chamados em dezembro, mas não foi o suficiente. Temos, também, muitos professores licenciados, e isto agrava o problema", explica Carlos Santa Fé, Coordenador Geral do Sepe Campos.

Já a Secretaria de Estado de Educação (seeduc) negou o problema. Segundo o órgão, "as carências pontuais existentes no Liceu estão sendo supridas por meio de contratações temporárias e de GLP, que são horas extras para o docente da rede e que as ações possíveis estão sendo executadas para sanar as carências", afirma.
A Secretaria destaca, ainda, que este ano está sendo realizado o décimo concurso público para o cargo de Professor Docente I (inscrições terminam dia 1º de março).

Já com a diretoria do Liceu, a reportagem tentou contato através dos telefones (22) - 2723-8804 e (22) - 2734-4855, mas não obteve resposta.





Fonte: O Diário