sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MAR AVANÇA EM ATAFONA E MORADORES FICAM EM ALERTA

(Foto: Ralph Braz)
Após o desabamento de uma casa próximo ao mar de Atafona, que deixou um casal ferido, na quarta-feira, 18, moradores se preocupam com a caixa d’água, que está em condições ruins. O assunto foi abordado por usuários da rede social Facebook, nesta sexta-feira, 20.

Por causa do fenômeno da erosão que ocorre em Atafona, com o passar dos anos várias casas e ruas já foram “levadas” pelo mar. Nesta semana, segundo a Defesa Civil de São João da Barra, o mar avançou da caixa d’água até o Pontal entre cinco e 10 metros. Nos pontos mais críticos o avanço foi entre 8 e 10 metros, tombou imóveis e deixa mais casas com risco de desabamento e há locais impróprios para banho.

Moradores e turistas têm que ficar atentos aos locais que estão impróprios para banho, até o momento, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), dois pontos da praia estão inapropriados: em frente ao número 560 e em frente a caixa d'água da Cedae.

No local, falta sinalização, não há placas que informem que os pontos são impróprios. A Defesa Civil informou que colocaram placas nos pontos críticos no início do verão, mas que os frequentadores da praia as retiraram.

O SJB Online entrou em contato com o gerente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Ranieri Felisberto, para saber sobre a situação da caixa d’água, que pertence a Cedae. Ranieri informou que existe um laudo que afirma não haver perigo de desabamento da caixa d’água, mas que a Cedae tem um projeto de remanejar e reestruturar um novo sistema em outro local, por conta do avanço do mar. O gerente disse ainda que irá buscar um laudo atualizado sobre a situação da caixa d’água.



Fonte: SJB online