sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ACIDENTE NA BR-040 NA SERRA DE PETRÓPOLIS CAUSA DANO AMBIENTAL NOS RIOS

(Foto: Divulgação CONCER)
O acidente que fechou por mais de 10 horas a subida da Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, nesta quinta-feira (26) causou outros transtornos além do trânsito, como dano ao meio ambiente por causa dos 70 mil litros de óleo que transportava. Grande parte da carga vazou na pista. Dez mil litros do óleo foram sugados para dentro de outro tanque, cerca de cinco mil ficaram na pista e todo o restante vazou por uma vala e chegou ao Rio Archem, que é afluente do Rio Saracuruna, que corta Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) acompanharam os trabalhos no local. Barreiras de sucção foram colocadas no rio para absorver o diesel que vazou no rio, que ainda não se sabe se chegou ao Saracuruna. De acordo com a bióloga do serviço de emergência do Inea, Vânia Cristina Cardoso, a empresa responsável pela carga será multada e terá que ressarcir as famílias que moram à margem do rio.

“A empresa vai ser autuada e multada, e terá que fazer a recuperação do rio, além de ressarcir essas famílias que moram às margens”, explicou.

Entenda o caso
Um carreta bitrem que transportava 70 mil litros de óleo tombou às 4h40 desta quinta-feira (26) e interditou completamente a subida da Serra de Petrópolis, no Km 96 da BR-040, por quase dez horas. O motorista teve ferimentos moderados e foi levado para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Caxias. O tráfego foi interrompido no pedágio, na Rodovia Washington Luiz, na altura de Xerém, onde o motorista com destino à Petrópolis teve que fazer o contorno e seguir pela BR-116, passando por Teresópolis. O trecho registrou dois quilômetros de retenção,na altura da Baixada Fluminense.

Às 14h, uma das pistas foi liberada, mas teve que ser fechada novamente uma hora e meia depois, por causa da forte chuva. Às 17h20, uma das pistas foi reaberta para o tráfego de veículos e a equipe da concessionária que administra a rodovia, Concer, continua fazendo a limpeza no local. De acordo com a concessionária, a previsão de liberação total da pista deve acontecer no fim da tarde desta sexta-feira (27).