segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

VÁLVULA DE CILINDRO ESTOURA EM CIRURGIA NO HFM


Uma equipe médica do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, levou um susto durante uma cirurgia, feita no último sábado (21), após uma válvula do cilindro de nitrogênio estourar. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), José Manoel Moreira, apesar do incidente, ninguém ficou ferido. Vale lembrar que os médicos plantonistas tanto do HFM, quanto do Hospital Geral de Guarus (HGG), têm feito frequentes reclamações em relação a estrutura de trabalho.

No domingo (22), a Folha da Manhã recebeu denúncia através do whatsapp de que um anestesista, um enfermeiro e um paciente teriam se ferido após a explosão de um balão de oxigênio durante a cirurgia.

No entanto, o presidente da FMS relatou que o ocorrido, de fato, foi um dano causado na válvula do cilindro de nitrogênio, que é utilizado em neurocirurgias.

— O que aconteceu foi um estouro na válvula de nitrogênio que é utilizado no craniótomo, um equipamento usado para abrir a caixa craniana. Mas logo, a válvula foi reparada e a cirurgia prosseguiu normalmente. Nenhuma cirurgia foi prejudicada, nem ontem (sábado) nem hoje (domingo) —, explicou José Manoel, acrescentando que foi apenas um susto.

O médico comentou também que a manutenção do equipamento é feita periodicamente. “Uma empresa é responsável pela manutenção e ela é feita periodicamente seguindo um calendário”, ressaltou.

A reportagem tentou ainda na tarde de domingo (22) entrar em contato com o diretor do HFM, Ricardo Madeira, mas ele não atendeu os telefonemas feitos em vários horários.





Fonte: Folha da Manhã