domingo, 22 de fevereiro de 2015

"MAQUIAGENS" EM OBRAS GERAM INSATISFAÇÕES EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
No início de 2015 a Prefeitura de Campos informou que mais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam sendo construídas e reformadas. O pacote de reformas contava com as unidades do distrito de Lagoa de Cima e da Terra Prometida, em Guarus. Em busca de informações sobre as obras, a Folha da Manhã visitou as unidades na última quinta-feira e descobriu que, por trás das reformas, ainda havia muita insatisfação. “É isso que a gente acompanha ao andar pela cidade. Muita maquiagem e pouca satisfação da população”, diz o vereador José Carlos (PSDC), que faz parte da bancada de oposição.

De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo de Campos, Edílson Peixoto, 13 unidades contaram com reformas emergenciais, cujo investimento é oriundo de verba federal. As UBSs de Lagoa de Cima e Terra prometida estão neste pacote. “Algumas unidades passam por reforma estrutural e outras por pintura, revisão de instalação elétrica e hidráulica”, disse Edílson Peixoto, em matéria publicada no site da Prefeitura, acrescentando que todos estes investimentos são para ofertar qualidade de vida aos munícipes e transformar o sistema de saúde do município em referência em saúde preventiva.

Porém, na visão do vereador José Carlos, falta diálogo com as partes mais interessadas. “É preciso ouvir as pessoas que são atendidas diariamente e sofrem com a falta de estrutura. O que adianta ter um local aparentemente arrumado sem conseguir atender com dignidade a população? A Folha mostrou uma funcionária relatando que a farmácia está quase zerada”, diz José Carlos. Na matéria publicada pela Folha, uma usuária da UBS de Lagoa de Cima contou que, nos dias mais quentes, a pessoa corre o risco de “sair pior do que chegou”. Já na Terra Prometida, ao notar que os pacientes faziam duras críticas e apontavam “maquiagem” na obra, uma funcionária tentou defender a reforma.

A Folha tentou obter uma resposta da Prefeitura sobre as reclamações doa pacientes. Porém, até o fechamento desta edição o e-mail não havia sido respondido.





Fonte: Folha da Manhã