quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TERREMOTO É REGISTRADO A 60KM DE SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)
Um terremoto de 4.0 pontos de magnitude foi registrado no Brasil, a 60 km da cidade de São João da Barra, a menos de 1 km de profundidade.

O evento ocorreu as 06h39 pelo horário de Brasília e teve seu hipocentro localizado abaixo das coordenadas 22.10S e 40.74W, a 60 km de São João da Barra, 72 km de Campos dos Goytacazes e 75 km da cidade de Quissamã.

Este sismo foi registrado pela rede sismográfica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo.

No dia 23, Um terremoto de 2.3 graus de magnitude foi registrado a 8 km de Campos dos Goytacazes, a menos de 1 km de profundidade.

Rede monitora abalos sísmicos no Brasil

No Brasil, os terremotos só começaram a ser detectados com precisão a partir de 1968, quando houve a instalação de uma rede mundial de sismologia. Brasília foi escolhida para sediar a rede sismográfica da América do Sul. Há registros de terremotos no Brasil desde o início do século 20. Dados obtidos a partir do “Mapa Tectônico do Brasil” mostram a existência de 48 falhas, nas quais se concentram as ocorrências de terremotos.

O Nordeste é a região que mais tem registrado abalos sísmicos, e a segunda de maior ocorrência de abalos sísmicos é o Estado do Acre. No entanto, mesmo quem mora em outras regiões não deve se sentir imune a esse fenômeno. Embora grande parte dos sismos brasileiros seja de pequena magnitude (4,5 graus na Escala Richter), a história tem mostrado que, mesmo em regiões ditas tranquilas podem ocorrer grandes terremotos.




Fonte: Campos24horas