domingo, 22 de fevereiro de 2015

IGREJA MAIS UNIDA À SOCIEDADE

(Fotos: Ralph Braz)
O Projeto Igreja de Portas Abertas, da Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Barcelos, no município de São João da Barra (SJB), completou um ano ontem. Para marcar a data, as 20 comunidades administradas pela unidade se reuniram numa programação especial na igreja. De acordo com o padre responsável pela Quase Paróquia, Francisco de Assis Soares Cravo, o projeto tem sido responsável pelo crescimento espiritual e integração dos fiéis, proporcionando o crescimento da igreja, que tem como objetivo tornar-se Paróquia. Ele conversou com O Diário a respeito desta ação e ainda abordou outros assuntos, como a Campanha da Fraternidade 2015.

O Diário (OD) - A Campanha da Fraternidade 2015 foi lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas. Qual é o propósito desta edição?
Padre Francisco (PF) - O tema da campanha é "Fraternidade, Igreja e Sociedade" e o lema é "Eu vim para servir", que está baseado no Evangelho de São Marcos e é uma inspiração do papa Francisco, que está exigindo uma igreja samaritana, uma igreja a serviço, sobre tudo para os mais humildes, os mais pobres. O papa tem dado um grande exemplo de simplicidade. A campanha visa fazer com que a igreja esteja unida à sociedade, trabalhando pelo bem comum. A Campanha da Fraternidade é realizada por todo o ano e para a vida toda da igreja. Ela deixa um rastro maravilhoso de reflexões e decisões. O tema deste ano leva a diversas discussões. Afinal, a igreja quer reforma política, uma sociedade mais justa, mais solidária, uma sociedade com uma justa distribuição de renda, justiça social... E vamos exigir isto do governo, dos responsáveis pelo País. E também olhar os outros âmbitos da sociedade, as outras realidades que também são importantes: como saúde, educação e segurança. O País atravessa crises: hídrica, ética, econômica... A igreja está atenta e vai exigir atitudes de políticas públicas dos governantes que venham beneficiar a população. A igreja não vai só visar o catolicismo não, mas olhar pela nação como um todo, pelo bem comum. Fazer o bem sem olhar a quem.


OD - No último sábado o Projeto Igreja de Portas Abertas completou um ano. No que consiste esta ação?
PF - O projeto tem sido responsável pelo crescimento espiritual e integração dos fiéis, proporcionando o crescimento da igreja, que tem como objetivo tornar-se Paróquia. E permite que não só os fiéis, mas qualquer pessoa que tenha o interesse de conhecer ou frequentar a igreja possa fazê-lo diariamente em qualquer uma das capelas das comunidades administradas pela Quase Paróquia. As 'Portas Abertas' representam o coração do cristão que está disposto a se aproximar de Cristo. 

OD - O propósito do Projeto Igreja de Portas Abertas da Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Barcelos, no município de São João da Barra (SJB), se mistura com o lema da campanha da fraternidade deste ano. O que esperar de resultado deste trabalho?
PF - O Projeto Igreja de Portas Abertas foi criado em prol da formação da Paróquia. Mas, se não encontrarmos na Quase Paróquia pessoas prontas a servir, o projeto perde o seu sentido. Queremos todos à disposição da fé e da igreja, para que nós possamos formar a Paróquia em Barcelos. Com o anúncio de que se tornaria uma Quase Paróquia, a comunidade, em princípio ficou assustada. Mas encontrei pessoas muito dedicadas e com muita coragem de enfrentar o desafio, para que pudéssemos cumprir este mandato, o qual acreditamos ser por inspiração do Espírito Santo. O seu bispo (Dom Roberto Francisco Ferrería Paz) decretou e nós, obedientemente acolhemos. Eu fui escolhido para formar a Paróquia e eu aceitei em obediência. No início foi estarrecedor para a comunidade, mas agora as pessoas já se acostumaram com a ideia e estão trabalhando bastante. Aqui, em Barcelos, já havia uma estrutura espiritual boa, por isso não foi difícil começar.

OD - O que mudou depois que a Comunidade se tornou Quase Paróquia?
PF - Esta era uma capela da Comunidade Nossa Senhora da Penha. Quando o senhor bispo decretou a formação da Paróquia nos tornamos Quase Paróquia e algumas comunidades foram entregues à comunidade de Barcelos para que fossem administradas espiritualmente. Com isso, o território de Barcelos cresceu, porque passaram a fazer parte dela comunidades como Martins Laje, Cambaíba, Fazendinha, Campo Novo, Venda Nova, Açu, Roças Velhas, Campo da Praia, Água Preta, Mato Escuro, Quixaba, Bajuru, Azeitona, entre outras. Cresceu também o espaço físico porque agora, como Quase Paróquia, temos responsabilidade também sobre estas comunidades.

OD - Quais são as metas da igreja para 2015?
PF - Neste ano, nossa meta é continuar formando espiritualmente os fiéis. Também temos algumas obras a serem realizadas em comunidades capelas. Nosso maior desafio é na comunidade do Bajuru. Estamos recebendo a doação de um terreno, na verdade uma garagem, e vamos transformá-la em uma igreja, igreja de verdade. A doação ainda está sendo documentada. Também temos algumas reformas a fazer no espaço físico da capela, como a casa paroquial, secretaria paroquial e centro de catequese.

OD - Como foi angariado o fundo para a realização das obras?
PF - O encontro "A hora da Graça", que acontece mensalmente dentro do Projeto Igreja de Portas Abertas tem um momento de partilha comum, que é entregue ao Conselho Administrativo Econômico da Quase Paróquia. Isso tudo no sentido de trazer todo mundo para trabalhar, ajudar e, de fato, colaborar no crescimento da comunidade e na realização das obras. Também fizemos outros eventos como festa junina, festa da padroeira, as festas das devoções, show de prêmios...

OD - O fato de o papa Francisco ter sido reconhecido como um "Papa Pop" tem fortalecido a igreja católica e atraído fiéis?
PF - Com este crescimento das seitas, os desafios do catolicismo são imensos. Estamos fazendo a nossa parte e o papa ajuda muito com suas mensagens, trazendo a igreja para mais perto das pessoas. Ele tem sido um 'Papa Pop', muito direto, muito verdadeiro e muito do povo, bem próximo dos anseios da comunidade. O papa Francisco chama a atenção de pessoas de outras religiões, de outros credos. É um grande sinal do amor de Deus presente no mundo. Sua influência torna-se muito benéfica para a igreja, nas comunidades. O papa emérito (Bento 16) também foi excelente, um doutor da fé e, na doutrina, sem igual. Já o papa Francisco possui característica própria no contato com o povo, o que também é muito necessário, já que o pastor deve estar em meio ao seu rebanho. Ele tem feito muito bem à igreja e influenciado bastante a sociedade.





Fonte: O Diário | Tatiana Freire