sábado, 21 de fevereiro de 2015

ARQUITETO APONTA PREFEITURA COMO RESPONSÁVEL POR QUEDA DE SEMÁFORO


(Foto: Ricardo André Vasconcellos | Blog Eu penso que...)
O jornal Terceira Via continua tentando descobrir qual é a empresa responsável pela instalação dos semáforos que estão caindo em Campos. Mesmo após envio de e-mail e contato por telefone pedindo a informação, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos se limitou a dizer que a empresa foi notificada e que uma vistoria está marcada para este sábado (21), na Avenida Arthur Bernardes. Porém, o horário da ação não foi divulgado. De acordo com o arquiteto Renato César Arêas Siqueira, a prefeitura é responsável pela queda dos dois primeiros semáforos na cidade.

A equipe de reportagem esteve na sede de uma empresa, situada em Campos, que executa serviços de instalação e reparo de sinalização semafórica, mas o local estava fechado. Moradores do local informaram que durante os dias de carnaval os portões ficaram fechados com cadeado.

Segundo o arquiteto, os dois primeiros casos de queda de semáforos aconteceram por causa da corrosão nas bases das estruturas, diferente do terceiro sinal de trânsito que caiu na última quarta-feira (18). Esta estrutura recém-inaugurada, no cruzamento entre a Avenida Arthur Bernardes com a Rua Tenente Coronel Cardoso, pode ter se desprendido da base, provocado por uma falha durante a execução do serviço.

“A queda de um semáforo pode ser atribuída a um equívoco na especificação técnica do projeto, na execução, ou à falta de gerenciamento da fiscalização das obras, que é uma das competências da empresa Projeto Engenharia e Consultoria (PEC), diretamente ligada à Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura. Por meio de licitação, ela passou a receber R$ 1,7 milhão para ser a grande gerenciadora da qualidade do serviço, mas não faz uma fiscalização contínua”, disse o especialista.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via mais uma vez entrou em contato por e-mail com a assessoria de comunicação da prefeitura, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão do secretário Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto Gomes, para este fato. 

Três casos em menos de seis meses

Os motoristas que saem da Avenida 28 de Março sentido Jardim Flamboyant precisam “improvisar” para evitar acidentes. É que em outubro do ano passado, o semáforo que existia na Rua Sebastião Rangel, ao lado da Escola Municipal Maria Lúcia, caiu com a força do vento e até hoje, quase três meses depois, não foi recolocado.

Outro semáforo caiu no dia 16 de janeiro. Desta vez, no cruzamento da Avenida Arthur Bernardes com Avenida 28 de Março, próximo ao Asilo Nossa Senhora do Carmo. O semáforo atingiu um carro conduzido pelo primo de uma jornalista da cidade. No veículo também estava o filho dela de apenas cinco meses.

Um mês depois, desabou o semáforo na mesma avenida, no cruzamento com a Rua Tenente Coronel Cardoso.





Fonte: Terceira Via