Mostrando postagens com marcador no município de São João da Barra (SJB). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador no município de São João da Barra (SJB). Mostrar todas as postagens

domingo, 22 de fevereiro de 2015

IGREJA MAIS UNIDA À SOCIEDADE

(Fotos: Ralph Braz)
O Projeto Igreja de Portas Abertas, da Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Barcelos, no município de São João da Barra (SJB), completou um ano ontem. Para marcar a data, as 20 comunidades administradas pela unidade se reuniram numa programação especial na igreja. De acordo com o padre responsável pela Quase Paróquia, Francisco de Assis Soares Cravo, o projeto tem sido responsável pelo crescimento espiritual e integração dos fiéis, proporcionando o crescimento da igreja, que tem como objetivo tornar-se Paróquia. Ele conversou com O Diário a respeito desta ação e ainda abordou outros assuntos, como a Campanha da Fraternidade 2015.

O Diário (OD) - A Campanha da Fraternidade 2015 foi lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas. Qual é o propósito desta edição?
Padre Francisco (PF) - O tema da campanha é "Fraternidade, Igreja e Sociedade" e o lema é "Eu vim para servir", que está baseado no Evangelho de São Marcos e é uma inspiração do papa Francisco, que está exigindo uma igreja samaritana, uma igreja a serviço, sobre tudo para os mais humildes, os mais pobres. O papa tem dado um grande exemplo de simplicidade. A campanha visa fazer com que a igreja esteja unida à sociedade, trabalhando pelo bem comum. A Campanha da Fraternidade é realizada por todo o ano e para a vida toda da igreja. Ela deixa um rastro maravilhoso de reflexões e decisões. O tema deste ano leva a diversas discussões. Afinal, a igreja quer reforma política, uma sociedade mais justa, mais solidária, uma sociedade com uma justa distribuição de renda, justiça social... E vamos exigir isto do governo, dos responsáveis pelo País. E também olhar os outros âmbitos da sociedade, as outras realidades que também são importantes: como saúde, educação e segurança. O País atravessa crises: hídrica, ética, econômica... A igreja está atenta e vai exigir atitudes de políticas públicas dos governantes que venham beneficiar a população. A igreja não vai só visar o catolicismo não, mas olhar pela nação como um todo, pelo bem comum. Fazer o bem sem olhar a quem.


OD - No último sábado o Projeto Igreja de Portas Abertas completou um ano. No que consiste esta ação?
PF - O projeto tem sido responsável pelo crescimento espiritual e integração dos fiéis, proporcionando o crescimento da igreja, que tem como objetivo tornar-se Paróquia. E permite que não só os fiéis, mas qualquer pessoa que tenha o interesse de conhecer ou frequentar a igreja possa fazê-lo diariamente em qualquer uma das capelas das comunidades administradas pela Quase Paróquia. As 'Portas Abertas' representam o coração do cristão que está disposto a se aproximar de Cristo. 

OD - O propósito do Projeto Igreja de Portas Abertas da Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Barcelos, no município de São João da Barra (SJB), se mistura com o lema da campanha da fraternidade deste ano. O que esperar de resultado deste trabalho?
PF - O Projeto Igreja de Portas Abertas foi criado em prol da formação da Paróquia. Mas, se não encontrarmos na Quase Paróquia pessoas prontas a servir, o projeto perde o seu sentido. Queremos todos à disposição da fé e da igreja, para que nós possamos formar a Paróquia em Barcelos. Com o anúncio de que se tornaria uma Quase Paróquia, a comunidade, em princípio ficou assustada. Mas encontrei pessoas muito dedicadas e com muita coragem de enfrentar o desafio, para que pudéssemos cumprir este mandato, o qual acreditamos ser por inspiração do Espírito Santo. O seu bispo (Dom Roberto Francisco Ferrería Paz) decretou e nós, obedientemente acolhemos. Eu fui escolhido para formar a Paróquia e eu aceitei em obediência. No início foi estarrecedor para a comunidade, mas agora as pessoas já se acostumaram com a ideia e estão trabalhando bastante. Aqui, em Barcelos, já havia uma estrutura espiritual boa, por isso não foi difícil começar.

OD - O que mudou depois que a Comunidade se tornou Quase Paróquia?
PF - Esta era uma capela da Comunidade Nossa Senhora da Penha. Quando o senhor bispo decretou a formação da Paróquia nos tornamos Quase Paróquia e algumas comunidades foram entregues à comunidade de Barcelos para que fossem administradas espiritualmente. Com isso, o território de Barcelos cresceu, porque passaram a fazer parte dela comunidades como Martins Laje, Cambaíba, Fazendinha, Campo Novo, Venda Nova, Açu, Roças Velhas, Campo da Praia, Água Preta, Mato Escuro, Quixaba, Bajuru, Azeitona, entre outras. Cresceu também o espaço físico porque agora, como Quase Paróquia, temos responsabilidade também sobre estas comunidades.

OD - Quais são as metas da igreja para 2015?
PF - Neste ano, nossa meta é continuar formando espiritualmente os fiéis. Também temos algumas obras a serem realizadas em comunidades capelas. Nosso maior desafio é na comunidade do Bajuru. Estamos recebendo a doação de um terreno, na verdade uma garagem, e vamos transformá-la em uma igreja, igreja de verdade. A doação ainda está sendo documentada. Também temos algumas reformas a fazer no espaço físico da capela, como a casa paroquial, secretaria paroquial e centro de catequese.

OD - Como foi angariado o fundo para a realização das obras?
PF - O encontro "A hora da Graça", que acontece mensalmente dentro do Projeto Igreja de Portas Abertas tem um momento de partilha comum, que é entregue ao Conselho Administrativo Econômico da Quase Paróquia. Isso tudo no sentido de trazer todo mundo para trabalhar, ajudar e, de fato, colaborar no crescimento da comunidade e na realização das obras. Também fizemos outros eventos como festa junina, festa da padroeira, as festas das devoções, show de prêmios...

OD - O fato de o papa Francisco ter sido reconhecido como um "Papa Pop" tem fortalecido a igreja católica e atraído fiéis?
PF - Com este crescimento das seitas, os desafios do catolicismo são imensos. Estamos fazendo a nossa parte e o papa ajuda muito com suas mensagens, trazendo a igreja para mais perto das pessoas. Ele tem sido um 'Papa Pop', muito direto, muito verdadeiro e muito do povo, bem próximo dos anseios da comunidade. O papa Francisco chama a atenção de pessoas de outras religiões, de outros credos. É um grande sinal do amor de Deus presente no mundo. Sua influência torna-se muito benéfica para a igreja, nas comunidades. O papa emérito (Bento 16) também foi excelente, um doutor da fé e, na doutrina, sem igual. Já o papa Francisco possui característica própria no contato com o povo, o que também é muito necessário, já que o pastor deve estar em meio ao seu rebanho. Ele tem feito muito bem à igreja e influenciado bastante a sociedade.





Fonte: O Diário | Tatiana Freire