segunda-feira, 8 de julho de 2019

SJB realiza tomografias em parceria com o Estado


Por determinação do secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, entre os dias 8 e 12 julho, o tomógrafo móvel do Estado estará em São João da Barra. A parada segue o calendário determinado pela pasta, que visa atender solicitações dos 92 municípios fluminenses. O veículo ficará estacionado em frente ao ginásio municipal de esportes, em área próxima à Prefeitura. Poderão ser realizados até 50 procedimentos/dia. 

O tomógrafo móvel se instala em cidades com alta demanda por exames especializados. Eles são agendados em parceria com as prefeituras. Os testes levam em média 10 dias úteis para ficarem prontos. Avaliações de crânio e coluna são as mais solicitadas.

A estrutura conta com ar condicionado, elevador para macas, cadeira de rodas e ainda dispõe de vestiários, além de um gerador que fornece energia. O responsável no município pelo serviço de exames de imagens será o coordenador das unidades, Jorge Ataualpa.

“A princípio, o atendimento será de segunda a sexta-feira, mas existe um estudo para que o tomógrafo permaneça no município. Os procedimentos estão sendo agendados pela Regulação da Saúde, de acordo com a demanda. Os pacientes cadastrados estão sendo avisados da data e horário. O município mandou a lista com a demanda para o Estado e eles devolveram com todos os agendamentos. Nesta sexta-feira, 5, começamos a ligar para os pacientes que serão atendidos”, destaca a subsecretária municipal de Saúde, Keth Miranda.

Programas da Secretaria Municipal de Saúde estarão presentes com aferição de glicose e de pressão arterial, além de entrega de folders de promoção sobre saúde bucal, tabagismo, DST/AIDS, tuberculose entre outros.