quarta-feira, 10 de julho de 2019

Porto do Açu vai além da Bacia de Campos, para conexão com os mercados globais no transporte de óleo e gás


O Porto do Açu estende seus tentáculos para além da Bacia de Campos. Importante multinacional do petróleo, a norte-americana Chevron se prepara para explorar área de um dos mais importantes blocos de petróleo da Bacia de Santos e toda logística de exportação de cargas será feita no complexo portuário e logístico situado no município de São João da Barra.

A Chevron opta pelo mesmo caminho da Petrobras na escolha estratégica do Açu para conexão com os mercados globais no transporte de óleo e gás. Em 2009, a companhia estatal brasileira assinou com a Açu Petróleo contrato de dois anos, prorrogável por igual período, para transbordo de 48 milhões de barris de petróleo. A Açu Petróleo é uma joint venture entre a Prumo Logística e a alemã Oiltanking.
A Chevron, que iniciou suas atividades no Porto do Açu em 2016, iniciou o licenciamento de um poço exploratório para a área do bloco S-M-764, no pré-sal da Bacia de Santos.

A empresa indicou ao Ibama que, em função do resultado do primeiro poço, pode perfurar um segundo poço na área, arrematada na 15a rodada da ANP, realizada no passado.

O bloco está a uma distância de 270 km da costa do estado do Rio de Janeiro com lâmina d’água de 2.750m de profundidade. A Chevron pretende utilizar o Porto do Açu também para a realização da campanha de perfuração.

A Chevron é operadora do bloco com 40% de participação e tem como sócias no projeto a Whintershall (20%) e a Repsol (40%). O consórcio pagou R$ 131,9 milhões de bônus de assinatura pela concessão da área.

Este é o primeiro projeto exploratório operado pela Chevron no pré-sal brasileiro. A empresa recentemente desinvestiu do campo de Frade, adquirido pela PetroRio, para focar sua atuação na região do pré-sal no país.

Além da Petrobras, a Shell tem também ali um ponto de saída privilegiado com a instalação de três terminais no complexo portuário e logístico em São João da Barra.

A Chevron vai iniciar preparativos para exploração de poços de petróleo em campos de pré-sal da Bacia de Santos e usará o Complexo Portuário do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ) para exportar suas cargas, consolidando o perfil do projeto como um hub de óleo, gás e energia.

O secretário de Petróleo, Gás, Biocombustíveis e de Tecnologia de São João da Barra, Wellington Abreu, destacou que “a consolidação do Porto do Açu como a maior base de apoio para exploração, manutenção, transbordo, Hub de Gás, Tancagem e outros serviços para as principais bacias de exploração dessa cadeia é questão de tempo”.

Wellington lembrou ainda que, além da Chevron, o Porto do Açu já conta com a Petrobras, Equinor e Petrogal com serviços sendo executados no Porto em São João da Barra.

— Essa movimentação vai se intensificar nos próximos meses — concluiu.