segunda-feira, 8 de julho de 2019

Secretaria de Educação de SJB, aplica as primeiras avaliações do Exame de Desempenho e Conhecimento de alunos


A secretaria de Educação e Cultura (Semec), de São João da Barra, começou nesta segunda-feira, 8, a aplicação das primeiras avaliações do Exame de Desempenho e Conhecimento do Alunado (EDUCA). As provas e aplicação são de responsabilidade da Funrio. Até sexta-feira, 12, em ordem crescente, 2.800 alunos, do 1º ao 5º ano do Fundamental I, terão concluído o processo, em 23 escolas da rede. 

O EDUCA está avaliando conteúdos e a forma como estão desenvolvidos em sala de aula, além do seu aproveitamento, por parte dos estudantes. No processo, alunos e professores serão avaliados. Neste primeiro dia, o exame foi aplicado aos alunos do 1º ano. Nesta terça-feira, 9, será a vez dos estudantes do 2º ano. 

O secretário Municipal de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, fala da importância da avaliação externa diagnóstica. "O resultado do EDUCA irá nortear ações pedagógicas para o segundo semestre. Também garante mais uma etapa da valorização do servidor em curso na gestão Carla Machado", destaca.

Damasceno também é o idealizador do programa "Educa-Ação!", no município, com mudança na forma de avaliação do alunado, e deu o início no processo de transição do tempo de permanência das crianças nas escolas. O programa, com todas as suas diretrizes, foi lançado em janeiro deste ano. Na sua base, constam as avaliações do EDUCA. 

A coordenação pedagógica da Semec acompanha de perto o processo de avaliação nas escolas da rede e, também, ressalta: "O conhecimento é o processo de acumular dados. O EDUCA foi sonhado por muito tempo. A Educação do Município, mais uma vez, mostra seu comprometimento com o ensino e valorização do professor", disse Joyce Sena, coordenadora Pedagógica.






Fonte: Secom PMSJB