quinta-feira, 25 de julho de 2019

Reação popular se impõe e vereador revê nomeação de condenado por prostituição infantil


A Casa do Povo de Campos se dobrou à vontade do povo de Campos. Thiago Calil não será mais nomeado chefe de de gabinte do vereador Paulo Arantes (PSDB) na Câmara Municipal. O edil hoje anunciou que cancelou a nomeação, após gerar grande reação popular. Condenado na operação Cinquentinha, por comandar o esquema de compra de votos para a candidatura a prefeita de Rosinha Garotinho (hoje, Patri) no distrito de Vila Nova, na eleição de 2008, Calil seria depois sentenciado a 25 anos de prisão no caso “Meninas de Guarus”, pelos crimes de estupro, associação criminosa, submissão de criança/adolescente à prostituição/exploração sexual e cárcere privado.

Apesar de muitos temerem pelo destino do país, devido o espírito muitas vezes autoritário do governo Jair Bolsonaro (PSL), ainda vivemos em uma democracia. Nela, os representantes eleitos têm que ser sensíveis ao desejo de quem os elegeu para serem representados. Foi o que Paulo Arantes demonstrou ao voltar atrás numa decisão que o expôs, assim como seus colegas vereadores e a própria instituição da Câmara Municipal. Pelo fato de Calil ter sido condenado apenas em primeira instância e recorrer em liberdade na segunda, só esta poderia impedi-lo legalmente de assumir qualquer cargo no Legislativo goitacá, pela lei municipal da Ficha Limpa.

Veja abaixo a nota do Arantes sobre “uma atitude que tomei indevidamente”, antes de seguir “com minha consciência limpa de que fiz o certo”:

— Diante dos fatos e, principalmente, do meu respeito à população campista, não poderia deixar de me pronunciar sobre uma atitude que tomei inadvertidamente. Assim que tomei conhecimento detalhado sobre o fato, de imediato revi da decisão, seguindo à risca minha consciência e meus princípios de família. Trata-se da nomeação para a chefia do meu gabinete, de Thiago Calil, um conterrâneo do meu querido distrito de Vila Nova, onde nasci, me criei e tenho laços de amizade. Na época em que aconteceram os fatos com ele, eu seguia minha vida como comerciante que sou até hoje, além de pessoa que, como cidadão comum, sempre esteve atendendo, na medida do possível, aos anseios das comunidades. Soube sim de toda a história, mas sem tomar conhecimento de sua dimensão. Além disso, atrelado a laços de amizade e baseado na Lei da Ficha Limpa do Legislativo, assinei a nomeação, que já foi desfeita. Sigo com minha consciência limpa de que fiz o certo!

Sim, o vereador fez o certo. Como a coluna Ponto Final concluiu após divulgar , em 19 de julho, a nomeação de Thiago Calil: “Os crimes pelos quais foi condenado a 25 anos de prisão atentam contra qualquer senso de moral humana. E, sim, o tornam a pessoa errada no lugar errado. Significam que a Casa do Povo não é o seu lugar. Cabe à sociedade não esquecer”.








Fonte: Blog Opiniões