quarta-feira, 10 de julho de 2019

Centro Pop distribui cobertores a pessoas em situação de rua em Campos


Profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), acompanhados da gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabiana Teixeira, distribuíram cobertores a pessoas em situação de rua no último final de semana. A ação aconteceu em diversos pontos da cidade, em razão das baixas temperaturas registradas na cidade nos últimos dias. 

"As abordagens sociais do Centro Pop acontecem todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. Nossos técnicos têm feito um trabalho sistemático a fim de enfrentar a ruptura com os vínculos familiares e garantir a reinserção social e a inclusão produtiva dessas pessoas", disse Fabiana.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes, o Centro Pop oferece alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), higiene pessoal (sanitários e chuveiros), espaço e sabão para lavagem e secagem de roupas, guarda de pertences, atendimentos e encaminhamentos pela equipe multiprofissional para rede de serviços públicos, inscrição/atualização CAD Único (bolsa-família e outros benefícios/programas sociais), retirada de documentos, encaminhamento para acolhimento, atividades coletivas e ligações telefônicas.

"A equipe do Centro Pop é composta por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais. O equipamento, que tem como objetivo central a construção de novos projetos e trajetórias de vida, visando a saída das ruas e o alcance de direitos, realizou mais de cinco mil atendimentos em 2017 e 2018", afirmou o secretário.

As principais ações da unidade estão voltadas à acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, informação, comunicação e defesa de direitos, referência e contra referência, orientação e suporte para acesso à documentação pessoal, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais, mobilização e estímulo ao convívio familiar, grupal e social, bem como acesso à alimentação, conforme preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).