sexta-feira, 5 de julho de 2019

Gigante espanhola que voltou ao Açu já contratou mil trabalhadores e vai montar terminal de gás

(Foto: Silvana Rust)
Conforme essa coluna anunciou há dois dias em primeira mão, a empresa espanhola Acciona, a que mais gerou empregos no Porto do Açu, na era Eike Batista está mesmo de volta. A companhia, uma das maiores da área de engenharia do mundo, vai adequar o Terminal II para transformá-lo em terminal de Gás, uma obra de grande relevância. A empresa que chegou a ter quatro mil trabalhadores no Porto do Açu há cinco anos, já contratou mil trabalhadores, entre mão-de-obra da construção civil e engenheiros.

A expectativa é de contratar um número ainda maior de trabalhadores.

O retorno da Acciona ao Porto do Açu está sendo considerado mais um indicativo de que os bons ventos sopram a favor do complexo portuário. A espanhola foi a empresa que construiu o chamado Kugira, um sistema sofisticado de atracação de navios de grande porte com as plataformas de concretos subindo e descendo de acordo com as marés.

A Acciona quando saiu do Porto do Açu no período de Eike Batista demitiu 4 mil funcionários e um dos seus diretores na época processou o empresário brasileiro. A companhia ainda mantém no porto um grande alojamento para funcionários e ele poderá ser reativado nos próximos dias dependendo do número de contratações.