A Unidade Pré-Hospitalar São José será inaugurada nesta sexta-feira (5), às 18h, mas nesta quinta (4) o clima já é de comemoração. A imagem do santo, que dá nome à unidade, foi transferida das instalações antigas para a nova estrutura. Procissão e missa foram acompanhados por servidores, fiéis, comunidade, a primeira-dama Renata Veloso e a mãe do prefeito Rafael Diniz, Beatriz Diniz. Na tradição religiosa, São José é o “Padroeiro dos Trabalhadores e da Família”.
A procissão saiu da antiga sede e percorreu o corredor do ambulatório. Os secretários de Saúde, Abdu Neme, acompanhado da família; de Gestão Pública, André Oliveira; de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes e o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Augusto Siqueira, também estiveram presentes à celebração.
Ao final da missa, o padre Alci deixou uma mensagem. "Mas que uma obra, o hospital representa a vida. É uma obra do povo de Campos, agradecemos a Deus por esta obra ter sido concluída, esperamos que toda população zele pela unidade", disse o religioso. "Este é um momento histórico, estamos há algumas horas da entrega do novo São José. Um sonho da população, uma meta da gestão do prefeito Rafael Diniz que estão sendo realizados", completou o secretário de Saúde, Abdu Neme.
A nova UPH São José dispõe de 10 consultórios ambulatoriais, cinco consultórios de emergência e 27 leitos de enfermaria — sendo 21 de adultos e seis de pediatria. Dez cadeiras de hidratação adulto e seis inalação pediátrica. Os setores de emergências adulta, pediátrica e ambulatorial terão recepções e atendimentos separados.
Na unidade, todos os consultórios contarão com computador, interligados em rede, e impressora. O atendimento e o prontuário dos pacientes serão informatizados. Também haverá setor para procedimentos invasivos, eletroencefalograma e farmácia.
Na parte superior ficará toda parte administrativa, além de refeitório, dormitórios para equipe médica e de enfermagem, e, ainda, um miniauditório para cursos e palestras.