quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vitória de Trump contraria pesquisas e projeções nos EUA

(Foto: Reprodução CNN)
A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos nesta quarta-feira (9) contrariou expectativas dos eleitores. Isso porque, até os últimos instantes, Hillary Clinton era apontada como favorita em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto e nas projeções feitas por institutos e pela imprensa.

A demora na definição de alguns estados, onde os números ficaram muito próximos até o fim da apuração, fez com que a primeira projeção sobre a vitória do candidato republicano tenha saído apenas às 5h32, muito mais tarde do que nas eleições anteriores. Em 2012, por exemplo, o resultado já era conhecido antes das 2h30 da quarta.

Pesquisas
Apesar de sofrer uma queda na última semana de campanha, principalmente após a revelação de que o FBI estava analisando mais de seus e-mails, Hillary ainda chegou à eleição tendo uma média de 4 pontos de vantagem nas principais pesquisas.

Na segunda-feira, o site Real Clear Politics listava oito pesquisas. O republicano aparecia na frente em apenas uma, a do LA Times/USC Tracking. Nas outras sete, a democrata liderava por uma margem que ia de 1 ponto (IBD/TIPP Tracking) a 7 pontos (NBC News/SM).

O site Huffington Post calculou a média entre 375 pesquisas de 43 fontes e atribuiu, também na véspera da votação, 47,5% para a democrata e 42,3% ao republicano.








Fonte: G1