CIRCUITO JUNINO

domingo, 6 de novembro de 2016

Verão Petropolitano contará com o XVI Festival de Petrópolis Gourmet

(Foto: Divulgação)
O Festival Petrópolis Gourmet, que normalmente ocorre em Novembro, este ano foi transferido para Janeiro de 2017 e ocorrerá entre os dias 17 e 29. No dia 8 de novembro acontecerá o pré-lançamento, no Castelo de Itaipava, destinado aos chefs e parceiros do Festival, que está em sua 16° edição. O tema gastronômico deste ano será a Cerveja.

Isso significa que os chef dos mais variados restaurantes terão que criar e produzir pelo menos um dos pratos da tríade clássica (entrada + prato principal + sobremesa) levando como ingrediente de ouro a cerveja. "Queremos resgatar a tradição cervejeira da cidade. Quem viaja para outros pólos de produção, sabe que nossas cervejas são maravilhosas! Resolvemos homenagear nossos cervejeiros e, através do festival, fazer com que restaurantes e cervejeiros se conheçam", disse o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e também chef e proprietário do Sakura Sushi, Rodrigo Trindade, de 34 anos. 

A cada ano um tema é eleito para a realização dos pratos especiais. Já foram homenageados diversos países e regiões. Em 2015, o tema foi "Cozinha Serrana" e, em 2014, "Do mar à serra".

O evento, já consolidado, que tem como precursores os chefs Dânio Braga e Vicente Más, conhecido como Paquito, este ano acontece em janeiro devido a intenção de unir o tema da cerveja ao alto verão. "Queremos oferecer Petrópolis como um destino turístico também no verão e oferecer uma alternativa aos que estão de férias e não gostam dos destinos de praia", disse o diretor.

O festival tem crescido ano após ano. Há cerca de três anos eram apenas 32 restaurantes participantes. No ano passado foram aproximadamente 60 e este ano os organizadores esperam superar este número, chegando a 70. Além dos pratos especiais servidos nos restaurantes participantes, tendas serão montadas na Praça da Liberdade, Praça de Nogueira e no Horto de Itaipava, onde os chefs prepararão na hora mini porções que serão distribuídas gratuitamente a quem estiver passando.

Como pré-lançamento do festival, acontecerá no próximo dia 08 de novembro, no Castelo de Itaipava, um evento destinado aos chefs de restaurantes da cidade e parceiros como convite de adesão ao Petrópolis Gourmet. A programação contará com uma palestra do Chef de Cozinha e Sommelier de Cerveja José Honorato, seguida de um menu especial do chef e apresentação e degustação de cervejas artesanais.







Fonte: Tribuna de Petrópolis