(Foto: Ralph Braz) |
O serviço de radioterapia será implantado nesta segunda-feira (3), às 14h, pela prefeita Rosinha Garotinho e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). O principal equipamento do novo setor, o Centro de Radioterapia, chamado de acelerador linear, foi adquirido por meio de emenda orçamentária parlamentar do então deputado federal Anthony Garotinho, atual secretário municipal de Governo. O investimento está orçado em R$ 2,5 milhões.
- Por mês, serão beneficiados 80 pacientes oncológicos. Com isso, a cidade agora se torna pólo no tratamento oncológico de alta complexidade. Nenhum paciente com câncer, que necessite de tratamento radioterápico, terá que sair de Campos para ter sua demanda atendida - disse Doutor Chicão.
O atendimento no Álvaro Alvim com esta aquisição passará ao estágio de Centro de Alta Complexidade (Cacom), representando um ganho tecnológico à Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Doutor Chicão lembra que Campos é o único município do interior do estado com 3 Unacons.
A população regional terá acesso a um tratamento de radioterapia com um equipamento de mais alta sofisticação tecnológica, com o acelerador linear de fótons e elétrons, que tornará o tratamento mais eficaz já que ele possui condições técnicas de alto padrão, como a Radioterapia com modulação de feixe e rapidArc, que é uma técnica em que a máquina gira em torno do paciente permitindo um acesso direcionado ao órgão a ser tratado e poupando tecidos sadios.
Fonte: Secom