quarta-feira, 26 de agosto de 2015

VEREADORES DA OPOSIÇÃO CRITICAM A SAÚDE DE CAMPOS E HIRANO DEFENDE

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (25), Marcão (PT), Rafael Diniz (PPS) e Dayvison Miranda (PRB), falaram sobre a falta do leite especial na Secretaria de Saúde de Campos. Eles acusaram o governo de irresponsável e apontaram gastos não prioritários, como os custos da manutenção do palco da festa do padroeiro Santíssimo Salvador, aluguel de carros blindados e passagens aéreas. Fred Machado (SD) também falou sobre a falta de clínico geral na unidade de Pronto Atendimento de Guarus, no último domingo (23).

Na tarde desta sexta-feira (21), um grupo de mães se reuniu na Secretaria de Saúde para reivindicar a normalização na entrega do leite especial. Mais uma vez, o grupo voltou para casa de mãos vazias.

“O que a Prefeitura de Campos faz com essas mães é um verdadeiro descaso. Prometeram entregar as latas na quarta-feira. Mandaram voltar na sexta. Resumindo: as crianças que se alimentam exclusivamente com o leite especial passaram o final de semana com fome. As mães fizeram e fazem malabarismos para conseguir alimentar seus filhos”, disse Marcão.

O vereador afirmou ainda que procurou a empresa que fornece o produto (leite especial) à prefeitura. “A FarmaNutre situada em Taquara (RS) é quem fornece o leite para a Secretaria de Saúde de Campos. Liguei pra lá e sabe o que eles disseram? Que se a secretaria pagar, eles mandam o material imediatamente. Isso significa que não há falta do leite. A única falta que existe é de vergonha na cara de quem comanda a cidade. Dessa gestão que paga R$ 54 milhões de juros por causa de um empréstimo que foi feito para não deixar o município ‘passar aperto’”, declarou o representante do PT.

Fred Machado falou sobre a denúncia que recebeu – no último domingo. “Estive no PU de Guarus - a convite de um cidadão - e pude verificar a ausência de médicos, com exceção da pediatria. Esta, com certeza, não é a saúde que queremos. A prioridade desta gestão deveria ser a vida humana", sugeriu Fred.

O vereador Paulo Hirano (PR) saiu em defesa do governo. “Estive afastado das atividades parlamentares, mas não deixei de acompanhar os acontecimentos na cidade. Não posso deixar que fatos sejam distorcidos como estão sendo aqui. Campos é exemplo de assistência em urgência, reconhecido inclusive, pelo Ministério da Saúde. As vacinas Prevenar e HPV salvam a vida de milhares de crianças. A cidade não dá leite especial somente. Existem outras demandas. Além disso, o SUS não banca essa linha de assistência (se referindo ao leite especial)”, argumentou Hirano. O vereador ressaltou ainda que, no mês passado, 5.140 latas de leite especial foram distribuídas.





Fonte: Terceira Via