sexta-feira, 28 de agosto de 2015

HÁ 20 ANOS 'OS TRAPALHÕES' DEIXAVA DE SER EXIBIDO NA TV


A bebida, ou o "mé", estava sempre presente. Mulheres de biquíni não eram raras. Os personagens não paravam um segundo de fazer bullying uns com os outros, às vezes até com arma de fogo.

Com elementos que hoje seriam impensáveis em programas infantis, "Os Trapalhões" fizeram enorme sucesso entre crianças até a década de 1990. Há exatos 20 anos, em 27 de agosto de 1995, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias deixaram a TV, e o programa dos quatro Trapalhões deixou de ser exibido.

Para Renato Aragão, que deu vida a Didi, o programa receberia críticas se fosse exibido hoje. "Acredito que sim, mas não tínhamos a intenção de ofender ninguém. Era um humor circense e ingênuo", disse à Folha por e-mail.

A série foi criada em 1966, na TV Excelsior, sob o nome de "Adoráveis Trapalhões". Depois, os quatro palhaços passaram pela TV Record, Tupi e Globo, onde estrelaram um programa até 1995. Nele, os quatro personagens passavam por situações engraçadas do dia a dia.

Um dos motivos que levaram ao sucesso entre crianças era a falta de opções de programas infantis, opina Juliano Barreto, que escreveu o livro "Mussum Forévis: Samba, Mé e Trapalhões". "A opção dos pais era colocar o filho para assistir ao programa junto com eles" diz.

Barreto divide o humor dos Trapalhões em dois. "Tinha aquele mais escrachado, do balde de água na cabeça, que fazia a criança rir. Mas havia também um mais elaborado, que só o adulto entendia".




Fonte: Folha de São Paulo