sábado, 22 de agosto de 2015

SANILIZAÇÃO: SJB FICARÁ SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTE FINAL DE SEMANA

(Foto: Ralph Braz)
São João da Barra ficará este final de semana sem abastecimento de água , devido ao fenômeno Intrusão Salina.

De acordo com o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) Ranieri Nogueira, nesta sexta-feira (21). O fenômeno nada mais é do que quando a maré sobe acima de 1,10m e começa a jogar água salgada para dentro do Rio Paraíba do Sul, que se encontra com nível baixo. 

" A previsão da próxima lua cheia, por exemplo, é de maré alta em 1,40m. Ou seja, um nível bem alto e de muita salinidade na água", disse. 

Indagado sobre a solução para o caso, ele disse que a Cedae tem um projeto de abertura de dois poços - um na Sede e outro em Atafona - e que aguarda a liberação do Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB).

"Falta somente o Prefeito autorizar. Já temos o projeto, o dinheiro, enfim, tudo pronto para executar a obra. Em três meses no máximo estaria tudo pronto e o problema solucionado", informou. 

Indagado sobre o motivo da não autorização da prefeitura ao superintendente da Cedae "Ele diz que não temos contrato com o município". E não tem mesmo? - perguntamos: "Não temos, mas ele ficou de assumir os trabalhos, mas a Prefeitura não assume. Ou seja, ele não deixa a gente executar as obras de melhoria para captação e distribuição de água para as áreas que foram identificadas como de calamidade. São dois pontos: parte da Sede e parte de Atafona. O dinheiro já está disponível, tudo pronto para executar as obras, mas só falta o Prefeito autorizar", e que o problema e que a obra levaria de 02 a 03 meses no máximo para conclusão a partir da autorização.




Fonte: Portal OZK