Mostrando postagens com marcador Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Cedae vai apresentar projeto da demolição da caixa d’água de Atafona

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
Representantes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) estiveram nesta quinta-feira em Atafona, junto com o presidente da Câmara de São João da Barra, Aluizio Siqueira, para avaliar as condições da caixa d’água localizada na esquina da rua João Batista de Almeida e a avenida Atlântica. O local está interditado pela Defesa Civil do município desde 22 de setembro, mas a Prefeitura, até agora, não havia estipulado prazo.

— Acompanhei os técnicos da Cedae na visita para elaboração de um projeto executivo, para a demolição da caixa d’água de Atafona. Levei essa reivindicação dos moradores pessoalmente à diretoria da Cedae no Rio. Agora que vieram aqui, me chamaram para acompanhar. Na próxima quarta eles devem apresentar o projeto para demolição e terei mais detalhes — afirmou Aluizio Siqueira.


Um das referências de Atafona, a caixa d’água da Cedae está com a estrutura comprometida pela força da ação do mar, que há décadas avança no litoral sanjoanense. Inicialmente, a Prefeitura chegou a determinar que a demolição ocorresse até o dia 30 de setembro. No entanto, a companhia teria pedido dilatação do prazo para a retirada de equipamentos como bombas e tubulações. Enquanto isso, o acesso à caixa d’água está proibido à população.

Jornalista, membro da Academia Campista de Letras e pesquisador da história de Atafona, João Noronha comentou sobre a construção do primeiro reservatório e a necessidade do atual:

— O campista governador (1966-1967) do Estado do Rio de Janeiro Teotônio Ferreira de Araújo (1918-1978) implementou o sistema de saneamento e água encanada até o antigo Pontal. Com o aumento populacional de Atafona, a primeira caixa d’água não estava dando vazão para a demanda. Foi então que no final dos anos 1980, início dos anos 1990, foi construída a segunda caixa d’água, essa que está comprometida hoje. A estrutura dela é de concreto e com cisternas que funcionam como reservatório abaixo dela — explicou o pesquisador.







Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Falta d’água continuará em bairros de SJB, diz Cedae

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O nível de intrusão salina nas águas do rio Paraíba do Sul está sendo considerado alto e por isso, moradores de São João da Barra estão sofrendo com a falta d’água o que tem gerado inúmeras reclamações.

Segundo o gerente regional da Companhia Cedae, Ranieri Felisberto Nogueira, o aumento de sal nas águas do Paraíba está muito violento.

– A estação está parada, mas os poços estão funcionando. Os distritos de São João da Barra como Atafona, Grussaí, Açu, Barcelos e Degredo estão com fornecimento normalmente. Já Nova São João da Barra, Centro, Água Santa estão em falta. Estamos monitorando a cada meia hora e por volta das 9h30 estava 2.800 PPMs (Partido por Moléculas) , onde o normal é 250 PPMs -, destacou Raniere.

De acordo com informações da Defesa Civil de São João da Barra, a medição às 14h50 era de 5,75 metros. A primeira medição aconteceu às 6h, onde apresentava 5,20 metros, já às 8h estava com 4,90 metros, chegando às 10h com 4,55 metros, no meio-dia chegou a 4,75 metros e às 14h com 5,60 metros.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo, o nível normal para o Paraíba seria de 5,20 metros.

– Com a maré baixa, o nível mais baixo fica em 5,20 metros, já com a maré alta 6,60 metros. Com o período de estiagem registramos os piores níveis e neste ano estamos registrando um nível alarmante – afirmou Felício.






Fonte: Parahybano

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SJB: ALUIZIO SIQUEIRA SE REUNIU NO RIO COM DIRETOR DA CEDAE

(Fotos: Reprodução Facebook)
Na manhã desta sexta-feira(11) o presidente da Câmara de vereadores de São João da Barra, Aluizio Siqueira(PMDB), esteve em reunião como diretor da Companhia Estadual de Águas e Esgoto(CEDAE), para a melhoria no abastecimento de água no município sanjoanense. O vereador publicou fotos do encontro em seu perfil no facebook.



Leia o conteúdo postado pelo presidente em seu perfil no facebook:
"Agenda da parte da manhã, reunião no gabinete do Dr Heleno Silva diretor de interior e Dr Paulo Roberto da CEDAE ,onde conheci os projetos de captação de água, troca de rede de amianto por PVC,que melhoraria muito o abastecimento, beneficiando a população da sede do município , Atafona, Chapéu de sol ,Grussai . Esse é o nosso papel buscar o diálogo ,para que o município e a empresa entrem em entendimento nesta disputa jurídica ,onde quem sai mais prejudicada e nossa população ,contínuo buscando uma solução o mas rápido possível ,para que a água chegue as torneiras das Donas de casa e toda comunidade, pois o TRABALHO NÃO PODE PARAR !!!!!!!!"




Fonte: Blog Pense Diferente 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA VISITA CENTRAL DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE SJB

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
O presidente da Câmara de São João da Barra, Aluizio Siqueira(PMDB), esteve na manhã desta quinta-feira(27), na central de tratamento de água da Companhia Estadual de Águas e Esgoto(CEDAE), na sede do município, onde pode constatar o alto nível de salinização da água. O vereador usou seu perfil no facebook para informar e alertar a população do município.


Abaixo o texto que o presidente Aluizio, postou em seu perfil.

"Saindo de uma visita técnica a nossa estação de tratamento de água na sede do município ,pela sequência de fotos vcs podem acompanhar a entrada da água bruta ,os decantadores na área externa onde tem filtros e recebem os produtos para o tratamento, chegando aos filtros finais da operação indo para cisterna e de lá para rede de distribuição da rua.  
Tirei fotos do laboratório onde se faz análise da água ,vcs podem ver no visor do aparelho 471 ppm de sal as 9.40h da manhã de hj ,ontem as 13.40h chegou a 25700 ppm ,as 15.00h 28300ppm ,as 16.h 19260 ppm ,pare se ter uma ideia sempre se trabalhou nas épocas de rio normal entre 35 ppm a 50 ppm e fui informado que água pura do mar chega entre 35000 ppm a 38000 ppm ,mostra que a língua salina de acordo com a maré está inviabilizando a captação de água e sua distribuição . Mesmo em 471 ppm as bombas acabaram de ser ligadas e foi reforçado os produtos para tratar e a água já está voltando a rede até a próxima maré.  
O superintendente Ranieri também me informou que eles vão fazer manobras para colocar água do poço do parque de exposição para a sede para reforçar o abastecimento da cidade,e informou que esse poço sofreu um ato de roubo e vandalismo onde foi quebrado o painel elétrico de controle e roubaram os fios danificando a bomba submersa .As localidades como Grussai ,Pipeiras,Açu,Barcelos estão com seu abastecimento normal ,também são atendidas pela CEDAE porém sua captação é feita em poços artesianos. Peço as amigas e amigos para economizar o máximo a água que entrar em nossas caixas .Que DEUS abençoe nossa São João da Barra."
No final de semana o município ficou sem abastecimento de água, como publicado no Blog Pense Diferente.

RELEMBRE O CASO

Indagado sobre a solução para o caso, ele disse que a Cedae tem um projeto de abertura de dois poços - um na Sede e outro em Atafona - e que aguarda a liberação do Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB).

"Falta somente o Prefeito autorizar. Já temos o projeto, o dinheiro, enfim, tudo pronto para executar a obra. Em três meses no máximo estaria tudo pronto e o problema solucionado", informou. 

Indagado sobre o motivo da não autorização da prefeitura ao superintendente da Cedae "Ele diz que não temos contrato com o município". E não tem mesmo? - perguntamos: "Não temos, mas ele ficou de assumir os trabalhos, mas a Prefeitura não assume. Ou seja, ele não deixa a gente executar as obras de melhoria para captação e distribuição de água para as áreas que foram identificadas como de calamidade. São dois pontos: parte da Sede e parte de Atafona. O dinheiro já está disponível, tudo pronto para executar as obras, mas só falta o Prefeito autorizar", e que o problema e que a obra levaria de 02 a 03 meses no máximo para conclusão a partir da autorização.




Fonte: Blog Pense Diferente |  Portal OZK

sábado, 22 de agosto de 2015

SANILIZAÇÃO: SJB FICARÁ SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTE FINAL DE SEMANA

(Foto: Ralph Braz)
São João da Barra ficará este final de semana sem abastecimento de água , devido ao fenômeno Intrusão Salina.

De acordo com o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) Ranieri Nogueira, nesta sexta-feira (21). O fenômeno nada mais é do que quando a maré sobe acima de 1,10m e começa a jogar água salgada para dentro do Rio Paraíba do Sul, que se encontra com nível baixo. 

" A previsão da próxima lua cheia, por exemplo, é de maré alta em 1,40m. Ou seja, um nível bem alto e de muita salinidade na água", disse. 

Indagado sobre a solução para o caso, ele disse que a Cedae tem um projeto de abertura de dois poços - um na Sede e outro em Atafona - e que aguarda a liberação do Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB).

"Falta somente o Prefeito autorizar. Já temos o projeto, o dinheiro, enfim, tudo pronto para executar a obra. Em três meses no máximo estaria tudo pronto e o problema solucionado", informou. 

Indagado sobre o motivo da não autorização da prefeitura ao superintendente da Cedae "Ele diz que não temos contrato com o município". E não tem mesmo? - perguntamos: "Não temos, mas ele ficou de assumir os trabalhos, mas a Prefeitura não assume. Ou seja, ele não deixa a gente executar as obras de melhoria para captação e distribuição de água para as áreas que foram identificadas como de calamidade. São dois pontos: parte da Sede e parte de Atafona. O dinheiro já está disponível, tudo pronto para executar as obras, mas só falta o Prefeito autorizar", e que o problema e que a obra levaria de 02 a 03 meses no máximo para conclusão a partir da autorização.




Fonte: Portal OZK

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CÂMARA VAI AO MP PARA QUE A CEDAE ABRA POÇOS EM SJB

(Foto: Ralph Braz)
Existe um embate judicial entre a Prefeitura de São João da Barra e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Agora, a questão deve fazer parte do debate da primeira sessão da Câmara Municipal após o recesso legislativo. O motivo é um ofício da Cedae, encaminhado ao presidente da Câmara, Aluizio Siqueira (PMDB), relatando que a Companhia pediu autorização à Prefeitura para abertura de dois poçõs, que, segundo a Cedae, solucionaria os problemas constantes de falta d’água no município, agravada nos últimos tempos pela crise hídrica. Aluizio afirmou que vai solicitar a atuação do Ministério Público (MP) no caso, o que será feito nesta terça-feira (4).

“A Cedae visa contratar a construção de dois poços tubulares profundos (Nova São João da Barra e Atafona), cujo custo totaliza em R$ 2.400.000,00 (valor que seria pago pela própria Cedae). Enfim, é uma obra emergencial com intuito de prestar melhorias e ampliar o abastecimento de água para nosso município. A Prefeitura indeferiu (não autorizou) este projeto e o Legislativo acionará amanhã (04) o Ministério Público, informando os fatos citados acima e solicitando a atuação do MP, para que, seja revertido o quadro e haja as melhorias na prestação do serviço de captação de água no município. Resta o questionamento, e agora?”, escreveu Aluizio, nesta segunda-feira (3) em seu página no Facebook.

Anteriormente, o Procurador Geral de São João da Barra, Jefferson Nogueira, havia informado que o município não autorizaria a construção dos poços. “A Cedae está operando de forma ilegal, porque ela descumpre o decreto do prefeito. A Prefeitura não pode conceder uma autorização a uma concessionária que não é concessionária do município mais”, disse Jefferson.

Através de decreto, a Prefeitura de São João da Barra assumiu no dia 30 de dezembro o controle da Cedae e disse que não iria mais manter contrato de concessão para serviços de captação, tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto com a companhia estadual. No entanto, existe um imbróglio jurídico, “A Cedae entrou com recurso especial no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e recurso extraordinário no STF (Superior Tribunal Federal. A gente contrarrazoou. Enquanto isso a Cedae está operando de forma ilegal”, concluiu o procurador.Conforme a Folha da Manhã mostrou aqui, existe um embate judicial entre a Prefeitura de São João da Barra e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Agora, a questão deve fazer parte do debate da primeira sessão da Câmara Municipal após o recesso legislativo. O motivo é um ofício da Cedae, encaminhado ao presidente da Câmara, Aluizio Siqueira (PMDB), relatando que a Companhia pediu autorização à Prefeitura para abertura de dois poçõs, que, segundo a Cedae, solucionaria os problemas constantes de falta d’água no município, agravada nos últimos tempos pela crise hídrica. Aluizio afirmou que vai solicitar a atuação do Ministério Público (MP) no caso, o que será feito nesta terça-feira (4).


“A Cedae visa contratar a construção de dois poços tubulares profundos (Nova São João da Barra e Atafona), cujo custo totaliza em R$ 2.400.000,00 (valor que seria pago pela própria Cedae). Enfim, é uma obra emergencial com intuito de prestar melhorias e ampliar o abastecimento de água para nosso município. A Prefeitura indeferiu (não autorizou) este projeto e o Legislativo acionará amanhã (04) o Ministério Público, informando os fatos citados acima e solicitando a atuação do MP, para que, seja revertido o quadro e haja as melhorias na prestação do serviço de captação de água no município. Resta o questionamento, e agora?”, escreveu Aluizio, nesta segunda-feira (3) em seu página no Facebook.

Anteriormente, o Procurador Geral de São João da Barra, Jefferson Nogueira, havia informado que o município não autorizaria a construção dos poços. “A Cedae está operando de forma ilegal, porque ela descumpre o decreto do prefeito. A Prefeitura não pode conceder uma autorização a uma concessionária que não é concessionária do município mais”, disse Jefferson.

Através de decreto, a Prefeitura de São João da Barra assumiu no dia 30 de dezembro o controle da Cedae e disse que não iria mais manter contrato de concessão para serviços de captação, tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto com a companhia estadual. No entanto, existe um imbróglio jurídico, “A Cedae entrou com recurso especial no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e recurso extraordinário no STF (Superior Tribunal Federal). A gente contrarrazoou. Enquanto isso a Cedae está operando de forma ilegal”, concluiu o procurador.





Fonte: Blog do Arnaldo Neto

domingo, 26 de julho de 2015

IMPASSE JURÍDICO EM SJB, ENTRE PREFEITURA E CEDAE

(Fotos:Ralph Braz)
A população de São João da Barra, especialmente da sede e de Atafona, praticamente todo mês reclama da paralisação do serviço de abastecimento de água. A responsabilidade ainda é da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que não nega que acontecem interrupções de captação no município. A Cedae alega que o motivo é a “língua salina”, que ocorre quando o mar sobe a nível superior ao do rio e chega ao ponto de captação. A companhia acredita que uma autorização da Prefeitura para abertura de poços solucionaria o problema. No entanto, existe uma pendência judicial entre o município e a Cedae, já que no fim de 2013 um decreto do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), determinou que o município assumisse os serviços de captação, tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto, encerrando contrato com a Cedae.


Enquanto não há uma decisão sobre o impasse jurídico, é a Cedae que está controlando o serviço. Na última semana, o abastecimento na sede do município e em Atafona foi interrompido na quarta-feira (22), entre as 13h30 e 14h50, e na quinta-feira (23), entre as 05h e 13h30, devido à língua salina, segundo a concessionária. “O abastecimento está normalizado. Pedimos a moradores cujo abastecimento não tenha se normalizado que entrem em contato com a companhia informando endereço completo para que possamos vistoriar a rede em busca da causa do problema”, informou a Cedae, através de nota.

Para resolver o problema em ocasiões do aumento da salinidade, a Cedae informou que enviou um documento à Prefeitura solicitando a liberação de área pública para a construção de dois poços artesianos. Entretanto, ainda não houve resposta do governo municipal. De acordo com o procurador de São João da Barra, Jefferson Nogueira, a companhia opera de forma ilegal no município e por isso a autorização não pode ser dada “A Cedae está operando de forma ilegal, porque ela descumpre o decreto do prefeito. A Prefeitura não pode conceder uma autorização a uma concessionária que não é concessionária do município mais”, disse Jefferson.

Em nota, a companhia de água afirma que continua responsável pelo serviço em São João da Barra. “Em relação à mencionada pendência judicial, a Cedae ainda continua sendo a concessionária do serviço de abastecimento naquela cidade. Não há novidade sobre o assunto”. Já o procurador, aguarda a tramitação judicial. “A Cedae entrou com recurso especial no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e recurso extraordinário no STF (Superior Tribunal Federal. A gente contrarrazoou. Enquanto isso a Cedae está operando de forma ilegal”, concluiu Jefferson.

Companhia aponta poços como solução

Questionada sobre as recorrentes paralisações no serviço de abastecimento de água em São João da Barra, a Cedae disse que a solução viável seria a abertura de dois poços no município. “A companhia já licitou e está pronta para dar início a obras de construção de dois poços tubulares para captação de água que regularizariam o abastecimento mesmo durante as línguas salinas, produzindo 50 litros de água por segundo (l/s) cada um”, disse em nota.

De acordo com a Cedae, cada poço teria um custo de R$ 2,5 milhões e estaria pronto em 40 dias após o início das obras. Eles seriam pagos com recursos da companhia. “Um deles ficaria no Centro de São João da Barra e outro em Atafona”.

Em entrevista recente ao Folha no Ar Entrevista, apresentado simultaneamente pela Plena TV e Rádio Continental, emissoras do Grupo Folha, o presidente da Câmara de São João da Barra, Aluizio Siqueira (PMDB), defendeu a abertura desse poços e a de outro no quinto distrito do município como a solução para os recorrentes problemas de abastecimento de água que o município enfrenta. Aluizio, por sinal, à época do decreto que encerrou o contrato com a Cedae, foi contrário à decisão do prefeito.

Decreto considera serviço “precário”

Através de decreto publicado no dia 30 de dezembro, a Prefeitura de São João da Barra assumiu o controle da Cedae e afirmou que não iria mais manter contrato de concessão para serviços de captação, tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto com a companhia estadual. No longo decreto, repleto de considerandos e artigos, o prefeito Neco classifica o serviço como “precário” e que notificaria à presidência da Cedae para que em três dias a decisão fosse cumprida, com a passagem da administração com pertences da empresa como, chaves, senhas, equipamentos, créditos a receber e pessoal.

Foi aí que a pendência judicial teve início. Notificada no dia 5 de janeiro deste ano, a Cedae recorreu da decisão e conseguiu uma liminar favorável na 14ª Vara Vara de Fazenda Pública no dia 9 de janeiro.

Parecia que o assunto estava deixado de lado, mas no mês de maio, o decreto voltou a ter validade. No entanto, a Cedae, mais uma vez, recorreu e continua com a prestação do serviço. A decisão final ainda não tem prazo para ocorrer.





Fonte: Folha da Manhã

sexta-feira, 10 de julho de 2015

MORADORES DE SJB RECLAMAM DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

(Foto: Ralph Braz)
Moradores de São João da Barra reclamam desde a última sexta-feira de problemas com abastecimento de água. Os mais atingidos são os da sede do município e parte do distrito de Atafona. Responsável pelo serviço, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) não nega a dificuldade na prestação de serviço, mas o atribui ao aumento de salinidade na captação de água. “Não há paralisação do abastecimento e, sim, redução. Nos últimos dias, a companhia vem interrompendo a captação de água durante a maré alta, que acontece apenas duas vezes ao dia”, diz nota da companhia.

Ainda de acordo com a Cedae, “a salinidade é um fenômeno natural, que ocorre quando a vazão do rio diminui devido à estiagem, mas é condição expressiva quando há lua nova e lua cheia”. Entre os moradores do município, a preocupação é grande. Segundo eles, se neste período o problema já é recorrente, na alta temporada, deve piorar.

A companhia diz que já apresentou projetos para resolver o problema em ocasiões de aumento da salinidade. “A Cedae enviou um documento à Prefeitura solicitando a liberação de área pública para a construção, pela Cedae, de dois poços artesianos, porém, ainda não obteve resposta do governo municipal”. A equipe de reportagem tentou contato com a Prefeitura, através do secretário de Meio Ambiente, mas não obteve êxito nas ligações.

Desde o fim do ano passado existe uma pendência judicial envolvendo a Prefeitura de São João da Barra e a administração da Cedae. O município pede para retomar os serviços de captação, tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto, sob controle da companhia. A Cedae continua sendo a concessionária do serviço e informou que não há novidade sobre a questão judicial.




Fonte: Folha da Manhã

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PREFEITURA DE SJB DERRUBA LIMINAR E PODE ASSUMIR CONTROLE DA CEDAE

(Foto: Ralph Braz)
A Prefeitura de São João da Barra derrubou a liminar da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que anulava o decreto 115/2014 do prefeito Neco (PMDB), e o município pode retomar os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, atualmente sob controle da companhia estadual. No dia 5 de janeiro deste ano, o município notificou à Cedae, que teria três dias úteis para acatar a decisão. O decreto prevê que a companhia deve passar a administração para o município com tudo: chaves, senhas, equipamentos, créditos a receber e pessoal. O blog Entrelinhas, da jornalista Julia Maria Assis, falou primeiro sobre o decreto. Já a liminar da Cedae, alguns dias depois, foi publicada  neste blog.

No dia 9 de janeiro, a assessoria de imprensa da companhia informou que “A 14ª Vara de Fazenda Pública deferiu hoje liminar em favor da Cedae, determinando a suspensão do decreto municipal 115/2014, da prefeitura de São João da Barra. A decisão da Justiça determina que a prefeitura se abstenha de praticar qualquer ato tendente à retomada do serviço de abastecimento até o julgamento final da questão, sob pena de multa diária de R$ 10 mil”. O serviço de produção de água e abastecimento em SJB continuou com a Cedae.

A Prefeitura entrou com recurso, em segunda instância, e os desembargadores da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por unanimidade, deram provimento, nos termos do voto da relatora Valéria Dacheux. Segundo o Procurador Jefferson Nogueira, o município já pode retomar os serviços de captação, tratamento e distribuição de água. “Vamos retomar os serviços internos. Estava tudo parado porque a liminar determinava multa diária de R$ 10 mil se praticássemos qualquer ato referente à retomada do serviço”, explicou o procurador.





Fonte: Blog Arnaldo Neto

domingo, 25 de janeiro de 2015

CEDAE ALERTA PARA RACIONAMENTO DE ÁGUA EM SJB

(Foto: Ralph Braz)
A Cedae informa que a demanda está muito grande tendo em vista o número elevado de pessoas durante o período de verão e pede aos consumidores que racionem uso d’água.

De acordo com o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Ranieri Nogueira, o sistema de distribuição de água no município de São João da Barra, está funcionando com 100% da vazão (sede do município, Atafona, Grussaí, ilha de Grussaí, Degredo/Cajueiro, Barra do Açu, Barcelos, Pipeiras/Palacete). Mesmo nas localidades onde estão sendo utilizados geradores a situação é de vazão total – Barcelos, Pipeiras/Palacete, Degredo/Cajueiro, Barra do Açu e sede do Município – nesses casos os geradores estão operando 24h.


- Dois fatores influenciam bastante no racionamento que são o alto consumo e a intrusão salina. Estamos tentando mudar a captação (tirar de São João da Barra e colocar em Cajueiro ou Degredo). Todos os trabalhos demandam tempo -, disse.

Segundo a coordenadora executiva do Procon de São João da Barra, Maria Letícia Barros, estão sendo adotadas medidas de modo a adequar a prestação de serviço da Concessionária Cedae no município.

- O órgão permanece recebendo reclamações dos consumidores insatisfeitos, e nos casos da não solução amigável, e imediata dos problemas trazidos, estamos encaminhando ao poder judiciário, com documentos instrutórios e probatórios necessários para obtenção de êxito em uma demanda judicial -, destacou.


As  reclamações da falta d’água nos distritos de Açu, Atafona e também na sede, em especial no bairro da Chatuba, mas Raineire afirma ter encontrado dificuldades em abastecer somente o bairro da Chatuba.




Fonte: Parahybano

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MAIOR RESERVATÓRIO DO RIO PARAÍBA DO SUL ATINGE O VOLUME MORTO PELA 1ª VEZ

(Foto: Custódio Coimbra |Agência O Globo)
O Informativo Preliminar Diário de Operação desta quarta-feira, divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), confirmou o que já era temido por algumas autoridades: o maior reservatório do Rio Paraíba do Sul, localizado em Paraibuna, no Vale do Paraíba paulista, entrou no chamado volume morto, ou reserva técnica. É a primeira vez desde a sua criação, em 1978, que o nível da água atinge tal ponto. A estimativa é que a reserva seja de 2 bilhões de metros cúbicos.

Apesar de estar localizado em São Paulo, o Paraibuna é considerado fundamental para o abastecimento do Estado do Rio e de várias cidades localizadas no Vale do Paraíba. O documento do ONS traz um gráfico onde o volume consta como zerado, sem capacidade para a geração de energia. O reservatório do Paraibuna tem a dupla função, de abastecimento de água e de geração de energia. A informação de que ele entrou no volume morto também foi confirmada pelo presidente da Sabesp, Jerson Kelman.

Na semana passada, o presidente da Cedae, Jorge Briard, já havia demonstrado preocupação com o nível do Paraibuna. Na ocasião, o nível estava em 0,38% e, como não houve um volume considerável de chuvas desde então, o reservatório entrou no volume morto nesta quarta-feira.





Fonte: O Globo

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

CEDAE CONSEGUE LIMINAR E RETOMA CONCESSÃO EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Fotos: Ralph Braz)
Uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) derrubou o Decreto 115/2014 do prefeito Jose Amaro de Souza, Neco (PMDB), que determinava ao município de São João da Barra a concessão dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, que é gerido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Após o Ministério Publico indicar que a Cedae, não estava prestando um bom serviço para a população, a prefeitura publicou um decreto no Diário Oficial do dia 30 de Dezembro, determinava que a Companhia estadual deveria passar a administração para o município como chaves, senhas, equipamentos, pessoal e créditos a receber.


A assessoria de imprensa da Cedae confirmou a decisão “A determinação da justiça é para que a prefeitura se abstenha até o julgamento final da questão, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Com isto, o serviço de produção de água e abastecimento em São João da Barra continua sendo executado pela Cedae”.


De acordo com a Procuradoria do município de São João da Barra, o município vai recorre da decisão.

Segundo o gerente Regional da Cedae, Raniele Felisberto, o contrato de concessão, que durava cerca de 30 anos, já venceu há cerca de três anos e na época a prefeitura solicitou a continuação da prestação dos serviços.

Como se tornou comum ao longo dos últimos anos a população e veranista iniciaram a temporada de verão sofrendo com a má qualidade do serviço.No primeiro final de semana do ano, o balneário ficou em sua maior parte sem fornecimento de água, o que gerou revolta na população.




Fonte: Ururau | Ascom Cedae

CEDAE VAI À JUSTIÇA PARA FICAR EM SJB

(Foto: Ralph Braz)
A assessoria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) informou: “A Cedae está tomando medidas cabíveis e aguardará a decisão da Justiça para se pronunciar”. No último dia 30, através de decreto do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, a Prefeitura de São João da Barra “retomou” os serviços prestados pela Cedae no município. Segundo o procurador geral do município, Jeferson Nogueira, o Decreto 115/2014 foi publicado atendendo uma solicitação do Ministério Público, que abriu um Inquérito Civil Público exigindo uma melhor prestação de serviço no que tange ao abastecimento de água para a população: “O contrato de concessão com a Cedae foi encerrado há muitos anos. Desde então, o serviço não está sendo prestado de maneira eficiente. Neste fim de semana, tivemos prova disso, com a falta de água em todo município. O município está preparado para reaver os serviços”, ressaltou.

O Decreto 115/2014 informa que “há várias partes do território municipal com abastecimento de água potável comprometido, exigindo atuação imediata do município”. Além disso, a preocupação com a chegada do verão, quando a população chega a aproximadamente 250 mil habitantes, está explicitada no próprio Decreto. Ainda de acordo com Jeferson, o principal objetivo da Prefeitura é oferecer um serviço de saneamento básico qualificado, em especial de água e esgoto. No Decreto, fica explícita a necessidade de uma identificação, avaliação e cadastramento das redes e poços existentes sobre o serviço e as carências da população.





Fonte: Ascom | Folha da Manhã 

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PREFEITURA DE SJB ASSUME A DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E ESGOTO

(Fotos: Ralph Braz)
Foi publicado no Diário Oficial de São João da Barra nesta terça-feira, 30, que a prefeitura assume o controle da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A responsabilidade da distribuição de água e tratamento de esgoto passa a ser do município. O motivo, segundo o prefeito José Amaro de Souza, o Neco, seria a precariedade do serviço que a Cedae vem prestando. A concessão que não será mais do governo estadual, possibilita a prefeitura colocar empresa particular para fazer o serviço. 


A preocupação atual, é a situação de escassez que a cidade sofre em pleno verão, com a cidade lotada de veranistas.




Fonte: SJB online

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

EM UM MÊS RESERVATÓRIOS DO RIO PARAÍBA DO SUL TÊM APENAS 3%

(Fotos: Ralph Braz)
Em curva descendente dia após dia, o volume médio de água nos quatro principais reservatórios do Rio Paraíba do Sul, que abastece cerca de 15 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, chegou nesta terça-feira (09) ao patamar de 3%, o menor percentual histórico em 36 anos. Há um mês, era de 6%, o que significa que caiu pela metade. Se no próximo verão as chuvas teimarem em não aparecer, a Região Metropolitana do Rio deverá necessariamente lançar mão de um plano de contingência, alertam especialistas.

Entre essas medidas, estão o uso do volume morto do reservatório de Paraibuna — que fica no Vale do Paraíba paulista —, a captação para abastecimento do reservatório de Ribeirão das Lajes, em Piraí, além de políticas de racionamento. Nesta terça-feira, gestores se reuniram no Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para discutir alternativas à crise, uma semana depois do anúncio do acordo para transposição que beneficia São Paulo. O encontro contou com representantes do governo do estado, da Agência Nacional de Águas (ANA), dos comitês de bacia e distribuidores de energia.


VEJA O INFOGRÁFICO SOBRE O NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DO RIO PARAÍBA

— Acredito ser inevitável que, em 2015, medidas mais pesadas precisem ser tomadas para conter a crise. A solução será negociada entre os estados. (O reservatório de) Paraibuna está com apenas 1% de seu volume útil. E vem caindo, em média, 0,1% por dia. Se nos próximos dez dias não chover, a captação deverá ser feita no volume morto, o que jamais aconteceu — alerta o diretor-executivo da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), André Luis Marques.



CEDAE VOLTA A DESCARTAR RACIONAMENTO

O volume morto é a parcela dos reservatórios concentrada abaixo da tomada d’água de hidrelétricas. Até hoje, essa porção sempre foi preservada, em toda a Bacia do Paraíba do Sul. Especialistas afirmam que a utilização dos volumes mortos para o abastecimento vai exigir testes de qualidade de água, uma vez que concentram mais poluentes e sedimentos. A ANA informou, por meio de sua assessoria, que não serão necessárias obras para a captação dos volumes mortos do Paraíba do Sul.

— Risco para a saúde sempre tem, pois são águas que concentram sedimentos — acrescenta o consultor em recursos hídricos Jander Duarte, que critica a falta de ações concretas dos governos. — Só se anunciam medidas paliativas, que não resolvem o problema. Quais os projetos para os próximos anos? Quais os investimentos?

Além do volume morto de Paraibuna, outra alternativa para driblar a seca no Rio seria a utilização das reservas de Ribeirão das Lajes, em Piraí, reservatório operado pela Light. Com águas consideradas “de ótima qualidade” por especialistas, Lajes é tido como um reservatório estratégico, um escape que só deveria ser acionado em caso de extrema emergência. O reservatório dispunha de nível confortável nesta terça-feira: 71,9% de volume útil, pois é abastecido pelo Rio Piraí, um sistema paralelo.


O presidente da Cedae, Wagner Victer, voltou a negar nesta terça-feira a possibilidade de desabastecimento e racionamento de água na Região Metropolitana do Rio, que concentra 8,4 milhões de moradores e é abastecida pelo Paraíba.

— A posição oficial da empresa é a mesma: não há qualquer previsão de desabastecimento ou racionamento por clientes da Cedae na Região Metropolitana.

Questionado sobre as possibilidade de utilização de água da represa de Lajes, Victer foi lacônico:

— Esta gestão é feita pela ANA, que define todos os procedimentos.

Segundo a ANA, por enquanto o sistema Guandu continua recebendo mais de 110 metros cúbicos de água por segundo, o que garante o abastecimento.

Gestores acreditam que pancadas de chuva previstas para os próximos meses ajudarão os reservatórios. Mas há quase um consenso de que 2015 será um ano ainda mais complicado para o abastecimento no Sudeste.

Prefeituras do Médio Paraíba e do Norte Fluminense já manifestam preocupação com o agravamento da crise. Representantes da Comissão Ambiental Sul, uma entidade de defesa do meio ambiente com sede em Volta Redonda, criticam a proposta de transposição de parte do volume da Bacia do Paraíba do Sul para São Paulo:

— Vai faltar água no Rio. Em nosso estado não temos nenhuma alternativa. São Paulo tem várias. Achei estranho este acordo feito entre os governos paulista, fluminense e mineiro. A população não foi consultada.



Fonte: O Globo 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

JUSTIÇA DETERMINA FECHAMENTO DE QUIOSQUES NA ORLA DE SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)
Proprietários de quiosques situados a menos de 50 metros da Lagoa de Grussaí e na orla de Atafona – a uma distância inferior a 300 metros da linha do preamar - serão notificados pela prefeitura de São João da Barra, para o fechamento dos mesmos. A medida cumpre sentença proferida em primeira instância pelo Juiz da 2ª Vara Federal de Campos, Gessiel Pinheiro de Paiva, considerando que os estabelecimentos causam danos ao ambiente.

A decisão da Justiça ocorre em face de uma Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal e abrange todo o trecho do litoral entre Grussaí e Atafona. O não cumprimento da decisão judicial, em um prazo de 15 dias a contar a partir de 22 de julho, acarretará à prefeitura uma multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Também fica a cargo do município requisitar à concessionária Ampla a interrupção no fornecimento de energia elétrica, bem como solicitar que a Cedae corte o abastecimento nesses estabelecimentos. A alegação é que o funcionamento dos estabelecimentos provoca variados impactos negativos sobre os ecossistemas regionais e que o local é uma área de preservação permanente, sendo terreno da Marinha, portanto, um bem da União.



Fonte: Ascom

MAR AVANÇA E CAPTAÇÃO DE ÁGUA É SUSPENSA EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense diferente)
Moradores de São João da Barra (SJB), principalmente os da área central, estão sem água desde esta terça-feira, quando a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) suspendeu a captação e o abastecimento no município. Segundo a Cedae, o avanço do mar na foz do Rio Paraíba do Sul aumentou os níveis de salinidade da água na área de captação. A falta de chuvas agrava o problema. 

Inicialmente a Cedae informou que "suspendeu o abastecimento de água por conta da salinização, em todo município", mas que "voltou com o serviço às 13h desta segunda-feira (28)". Mas nesta terça-feira, a assessoria de imprensa informou que "por conta da maré alta na foz do Paraíba, a água do mar tem invadido o leito do rio, elevando muito a salinidade na área e impedindo a captação para tratamento". A Cedae informa ainda que o abastecimento não foi completamente interrompido, mas a captação só voltará à normalidade quando a maré recuar.



Baixa do nível do Paraíba preocupa

A falta de chuva nas cabeceiras dos afluentes do Paraíba é outro agravante. Dados da Defesa Civil mostram que na área de Campos, o nível do rio continua muito baixo - 4,80m, a menor marca registrada nos últimos 30 anos -, enquanto o ideal para a época seria de 5,20m. Para amenizar a falta de água e assegurar a captação, mesmo com o rio baixo, foram instaladas bombas no leito do rio, mas em muitos municípios da região o abastecimento pode ficar comprometido.



Fonte: O Diário | Blog Pense diferente