quinta-feira, 21 de julho de 2016

Falta d’água continuará em bairros de SJB, diz Cedae

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O nível de intrusão salina nas águas do rio Paraíba do Sul está sendo considerado alto e por isso, moradores de São João da Barra estão sofrendo com a falta d’água o que tem gerado inúmeras reclamações.

Segundo o gerente regional da Companhia Cedae, Ranieri Felisberto Nogueira, o aumento de sal nas águas do Paraíba está muito violento.

– A estação está parada, mas os poços estão funcionando. Os distritos de São João da Barra como Atafona, Grussaí, Açu, Barcelos e Degredo estão com fornecimento normalmente. Já Nova São João da Barra, Centro, Água Santa estão em falta. Estamos monitorando a cada meia hora e por volta das 9h30 estava 2.800 PPMs (Partido por Moléculas) , onde o normal é 250 PPMs -, destacou Raniere.

De acordo com informações da Defesa Civil de São João da Barra, a medição às 14h50 era de 5,75 metros. A primeira medição aconteceu às 6h, onde apresentava 5,20 metros, já às 8h estava com 4,90 metros, chegando às 10h com 4,55 metros, no meio-dia chegou a 4,75 metros e às 14h com 5,60 metros.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo, o nível normal para o Paraíba seria de 5,20 metros.

– Com a maré baixa, o nível mais baixo fica em 5,20 metros, já com a maré alta 6,60 metros. Com o período de estiagem registramos os piores níveis e neste ano estamos registrando um nível alarmante – afirmou Felício.






Fonte: Parahybano