terça-feira, 26 de julho de 2016

Falta de exame sanguíneo no HFM e HGG

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Pacientes dos hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG) estão com a saúde em risco há uma semana devido à impossibilidade de realização de quaisquer tipos de exame de sangue nas unidades. A informação foi divulgada na última sexta-feira (22), no blog Ponto final, de Christiano Abreu Barbosa e hospedado na Folha Online. As checagens sanguíneas comprometidas são: exames de tipagem sanguínea, essencial no caso do HFM, maior hospital de emergência na região; hemograma em geral; eletrólitos; gasometria, também fundamental na emergência e Centro de Terapia Intensiva (CTI); e troponina, fundamental no diagnóstico de infarto fulminante. Por conta da falta de exames, o Hospital Escola Álvaro Alvim precisou ser acionado.

No HGG, segundo servidores que preferiram não se identificar, o problema se estenderia a outros exames. “Já não se faz mais exame sanguíneo aqui no HGG há muito tempo, por exemplo. Vários outros exames não estão sendo feitos, como mamografia. Raios-x são outros problemas, só em caso em que o paciente esteja precisando muito”, disse um funcionário.

Ainda segundo ele, os exames não estariam sendo realizados por motivos distintos. “Sobre o exame de sangue, eles alegam que não tem kit para fazer exame. Não podem fazer raios-x, pois dizem que o aparelho está com defeito. Também não é feito colonoscopia por falta de aparelho”, relatou.
No HFM, além da falta de material de insumo, os equipamentos do laboratório teriam sido retirados por uma das empresas contratadas, que também fornece os materiais de coleta.

A Fundação Municipal de Saúde respondeu, por nota, que “está renegociando uma adequação de preços com a empresa fornecedora de materiais para exames, vencedora do pregão realizado há cerca de um mês, e cujos valores propostos estão acima dos praticados pelo mercado. A expectativa é de que esta renegociação seja resolvida em 48 horas”.

Quanto ao HGG, a direção do hospital informa que os exames de raio x, ultrassonografia, tomografia e ecocardiografia estão sendo realizados normalmente. Porém, o mamógrafo encontra-se em manutenção.

Já a assessoria do Álvaro Alvim informou que “no sábado (23/07), foi feita uma solicitação do Hospital Ferreira Machado para a realização de exames daquela instituição, tendo sido realizados 128 exames”.










Fonte: Folha da Manhã