quinta-feira, 14 de julho de 2016

Trabalhadores denunciam vazamentos na P-53 que Petrobras omitiu

(Foto: Divulgação)
O Sindipetro-NF foi informado, pelos trabalhadores, de que três vazamentos graves de gás ocorreram na plataforma P-53, na Bacia de Campos, no mês de junho. A Petrobrás não cumpriu a obrigação de informar os casos à entidade. O sindicato vai denunciar a omissão aos órgãos fiscalizadores.

Depois de informada pelos trabalhadores, a entidade cobrou informações sobre os acidentes à área de segurança da empresa, que confirmou os vazamentos. Eles ocorreram nos dias 12, 18 e 23.

No primeiro, o vazamento foi em uma linha de condensado na torre de regeneração. Houve descontrole no sistema de drenagem, o que permitiu a passagem de gás na linha e, em decorrência, a linha saiu da guia na viga — que não estava fixada adequadamente.

No dia 18 de junho, ocorreu outro vazamento de gás. O início do vazamento foi ocasionado pela entrada de gás em uma bomba de transferência. E no dia 23, o vazamento de gás foi em um separador. Chegou a ser formada uma atmosfera explosiva no local.

Os trabalhadores denunciam que se tornou comum trabalhar com equipe de operadores abaixo do número mínimo na p-53. Não existe cobertura de férias e, em caso de ausência de técnicos, não são chamados outros para recompor o efetivo. Ao mesmo tempo, segundo os trabalhadores, é rotineiro o embarque extra de supervisores e coordenadores.

O Sindipetro-NF cobra da empresa explicações sobre estes casos e a resolução imediata das pendências de segurança na unidade, assim como condena a ausência de comunicação dos acidentes.

Também será realizada a denuncia formal do sindicato aos órgãos fiscalizadores.







Fonte: Sindipetro NF | Campos24horas