quinta-feira, 21 de julho de 2016

Filas à noite para consultas

(Foto: Tércio Teixeira | Folha da Manhã)
Moradores do distrito de Travessão, em Campos, denunciam a enorme fila para marcação de consultas em frente à instalação provisória da Unidade Pré Hospitalar (UPH) da localidade. A distribuição só começou na manhã desta quinta-feira (21), mas há mais de 24 horas pacientes em busca de cardiologista, endocrinologista e pediatra se concentraram em frente a unidade para garantir uma consulta.

Valdimara Almeida Batista é hipertensa, cardiopata e diabética. Ela tem dois filhos e mora em Canaã. A mulher necessita se consultar mensalmente com um endocrinologista e, para isso, tem que ir todo mês à UPH de Travessão para marcar uma consulta. Para conseguir a vaga, Valdimara precisa contar com a ajuda de parentes que moram mais próximos à unidade. Do contrário, precisaria checar pessoalmente na unidade a fixação de cartazes que indicam o dia de marcação, que geralmente é no dia seguinte à divulgação do aviso. “Eu acho que se preciso todo mês, eu poderia já sair com a próxima consulta marcada. Moro longe e tenho dois filhos. Não tenho como deixar eles em casa sozinhos”, comentou.

Nessa quarta-feira (20), com a chegada da equipe da Folha, os portões do setor de marcação de consultas foram abertos para que os pacientes tivessem abrigo durante a noite, o que não ocorre sempre, segundo os mesmos. Além disso, o enfermeiro chefe da unidade, Alexandre Sobral, pré-agendou os idosos para que não precisassem passar a noite no local. Segundo ele, os portões são abertos sempre pela equipe de segurança da noite e a remarcação automática foi extinta porque pacientes estariam faltando e tirando a vaga de pessoas que tentavam a primeira consulta.

Pelo horário avançado do fechamento da matéria não foi possível contato com a secretaria municipal de Saúde.








Fonte: Folha da Manhã