quarta-feira, 20 de julho de 2016

Visita do ministro do Desenvolvimento ao Porto do Açu é adiada

(Foto: Reprodução)
Por motivo de mudança na agenda do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, a visita de autoridades ao Porto do Açu, que aconteceria na próxima quinta-feira (21), foi adiada. Segundo a assessoria em breve, uma nova data para o evento será divulgada para a visita, cujo objetivo é conhecer o porto e as características que o tornam apto a sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

No encontro em Brasília, o ministro Marcos Pereira se comprometeu a acompanhar todas as fases da criação da ZPE. “Queremos contribuir para o desenvolvimento da região norte fluminense e de todo o estado do Rio de Janeiro”, disse.

Um dos diferenciais do Porto do Açu é o seu Terminal Multicargas (T-MULT), que conta com 500 metros de cais, aproximadamente 200 mil m2 de área alfandegada e 2 guindastes MHCs com capacidade de içamento de 100 toneladas e alcance de lança de 46 metros. Autorizado a operar com graneis sólidos, carga de projetos e contêineres, o terminal já movimenta bauxita produzida pela Votorantim, em Miraí (MG).

Além disso, o Porto do Açu contará com um ramal ferroviário da EF-118, que ligará o empreendimento às cidades do Rio de Janeiro e Vitória. A ferrovia, de alta capacidade, possibilitará o transporte de diversos produtos, como granéis, rochas ornamentais e grãos, entre outros.

A previsão é que a ZPE, que será a segunda do estado do Rio de Janeiro, e a primeira da região norte fluminense, esteja constituída em 18 meses. As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação.




Fonte: Ascom