sexta-feira, 15 de julho de 2016

Meningite avança e leva pânico a quem não pode pagar pela vacina

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Somente esse ano, Campos registra 23 casos de meningite e sete mortes confirmadas da doença. A Secretaria de Saúde afirma que não há motivo de preocupação, pois não existe surto na cidade. A meningite possui cinco sorotipos: A, B, C, W e Y. No entanto, o município oferece – às crianças de até dois anos – vacina contra o tipo C da doença. A imunização para as outras quatro formas diferentes da doença é encontrada em clínicas particulares e custa em torno de R$ 1mil.

O infectologista Nélio Artiles destacou que no inverno aumentam os números de casos de meningite porque as pessoas dão “brecha” para ao vírus. “Mesmo com o tempo frio e nublado é importante abrir as janelas e deixar o ar circular. Além de se preocupar com a alimentação e a higiene”. E completa: “Campos ainda não tem um surto da doença. É claro que os episódios de morte registrados no município apavoram e ligam o sinal de alerta. Mas, não há motivos para, por exemplo, se endividar para comprar as vacinas que o município não oferece”.

A meningite do tipo C é a mais comum e transmitida por vírus. Os demais sorotipos, segundo o infectologista, são mais severos e, normalmente, fatais.

“Os médicos devem estar atentos aos sintomas da meningite que são facilmente confundidos com viroses, por exemplo. Com esse diagnótico, o paciente é medicado e volta pra casa. Quando os sintomas não regridem, o paciente volta à unidade de Saúde e então já não há muito que fazer. As meningites bacterianas são as que mais matam”, finaliza Nélio.

Na última segunda-feira (11), um jovem de 18 anos morreu com suspeita de meningite meningocócica com meningococcemia. O rapaz, que não teve o nome divulgado, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do que estava internado no Hospital Ferreira Machado há 13 dias.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a média anual de casos de meningite é de aproximadamente 30. “Os 23 casos registrados de meningite em Campos ainda estão abaixo da média histórica anual do município”, finaliza a nota.








Fonte: Terceira Via