sábado, 16 de julho de 2016

Crianças no soro fazem repouso em banco de madeira no HGG

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O desabafo de uma mãe que buscou socorro no Hospital Geral de Guarus (HGG) para a filha de aproximadamente sete anos, gravado em vídeo e compartilhado nas redes sociais, gerou comoção e revolta na rede. Na publicação, também reproduzida pelo blog do jornalista Alexandre Bastos, hospedado na Folha Online, a mulher denuncia a falta de camas para acolher as crianças na emergência pediátrica. Em um dos trechos do vídeo, a mãe indignada aponta a criança chorando em um banco na recepção da emergência pediátrica.

O caso ganhou repercussão três dias após a morte de uma jovem de 22 anos, que teria passado por procedimento de ressuscitação cardiopulmonar no chão de uma sala do HGG, por suposta falta de maca na unidade. No último sábado, o secretário de governo, ao lado da prefeita Rosinha Garotinho (PR), anunciou uma “força-tarefa” nas áreas da Saúde e transporte.

— Sentada no banco do HGG, não tem cama, gente. Olha que situação! Está sinistro! Não vou votar, não. Votar nesse povo para quê? Olha a situação. Não tem cama para deitar. A menina no soro sentada no banco, olha! Olha, outra criança no soro, outra mãe com criança no soro. Veja se isso tem cabimento. Não tem como. Olha o sofrimento da criança. Só Deus para ter misericórdia! — desabafou a mãe.

Em um dos compartilhamentos da publicação, uma mulher convida a prefeita Rosinha “a passar apenas uma noite” na unidade. “Olha a Saúde exemplar de Campos. Vem, prefeita, passar apenas uma noite aqui no HGG… Não é você nem a sua família que está aqui, por isso a Saúde está esta verdadeira m...”, declarou.

Em nota, a administração do HGG informou que as crianças que eventualmente não estejam em leito aguardam resultado de exames para a alta médica ou para a internação em hospitais de referência. A nota informou ainda que as obras de ampliação da emergência pediátrica encontram-se em andamento.










Fonte: Folha da Manhã