quarta-feira, 30 de julho de 2014

MAR AVANÇA E CAPTAÇÃO DE ÁGUA É SUSPENSA EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense diferente)
Moradores de São João da Barra (SJB), principalmente os da área central, estão sem água desde esta terça-feira, quando a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) suspendeu a captação e o abastecimento no município. Segundo a Cedae, o avanço do mar na foz do Rio Paraíba do Sul aumentou os níveis de salinidade da água na área de captação. A falta de chuvas agrava o problema. 

Inicialmente a Cedae informou que "suspendeu o abastecimento de água por conta da salinização, em todo município", mas que "voltou com o serviço às 13h desta segunda-feira (28)". Mas nesta terça-feira, a assessoria de imprensa informou que "por conta da maré alta na foz do Paraíba, a água do mar tem invadido o leito do rio, elevando muito a salinidade na área e impedindo a captação para tratamento". A Cedae informa ainda que o abastecimento não foi completamente interrompido, mas a captação só voltará à normalidade quando a maré recuar.



Baixa do nível do Paraíba preocupa

A falta de chuva nas cabeceiras dos afluentes do Paraíba é outro agravante. Dados da Defesa Civil mostram que na área de Campos, o nível do rio continua muito baixo - 4,80m, a menor marca registrada nos últimos 30 anos -, enquanto o ideal para a época seria de 5,20m. Para amenizar a falta de água e assegurar a captação, mesmo com o rio baixo, foram instaladas bombas no leito do rio, mas em muitos municípios da região o abastecimento pode ficar comprometido.



Fonte: O Diário | Blog Pense diferente