sábado, 26 de julho de 2014

MARCA DO MONITOR CAMPISTA É CEDIDA À PREFEITURA DE CAMPOS


A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho e o diretor-presidente do Grupo Diários Associados, Maurício Dinepi, assinaram nesta sexta-feira (25) o termo de cessão ao município da marca do Monitor Campista, o terceiro jornal mais antigo do Brasil, fundado em 1834.

O ato, realizado no escritório de representação de Campos, no Rio de Janeiro, deu continuidade ao diálogo aberto entre município e o Grupo Diários Associados, que resultou, em uma primeira etapa, na doação do acervo do jornal Monitor Campista e agora na cessão da marca. "Estou muito contente porque conseguimos avançar e ceder ao município o acervo e a marca do Monitor", disse Maurício Dinep.

A prefeita Rosinha Garotinho destacou a importância dos entendimentos mantidos com o grupo Diários Associados, que era proprietário do jornal Monitor Campista. "Estou feliz por não deixarmos morrer o nome do Monitor, que dará o nome de nosso Diário Oficial. A vida do jornal se entrelaça com a história de Campos, registrando importantes momentos de nosso município", declarou a prefeita Rosinha Garotinho.


A cerimônia foi acompanhada pelo vereador Mauro Silva e pelos secretários Francisco de Assis Pessanha (Relações Institucionais), Sérgio Cunha (Comunicação Social) e Lindamara Silva (Particular). 

O secretário de Governo, Suledil Bernardino, comemorou mais esta conquista. "Entramos nessa luta com a Câmara para trazer de volta o acervo do Monitor Campista e, graças à união entre Câmara, Governo e entidades civis, chegou o acervo que relata parte importante da história de Campos. Vamos trabalhar juntos com o Arquivo Público Municipal para viabilizar o material para pesquisa, mas já tem material digitalizado no Rio de Janeiro. É bom esclarecer que o fim da edição do jornal teve como cenário uma briga judicial provocada por outro jornal concorrente, que decidiu questionar a publicação do Diário Oficial do Município, através do Monitor por tantos anos, e o Monitor perdeu a causa. Como o serviço era importante para sua receita, acabou tendo dificuldades financeiras e isso contribuiu para o fechamento, enquanto o concorrente continua, mas trouxe prejuízo para a cidade por causa da perda desse patrimônio", declarou Suledil Bernardino.


Associação de imprensa saúda cessão

A Associação de Imprensa Campista saúda com alegria o anúncio, hoje, feito pela Prefeitura de Campos, de que a marca "Monitor Campista" foi cedida pelo grupo Diários Associados ao município de Campos dos Goytacazes.

A entidade também avalia como positiva a intenção manifestada pela Prefeitura de Campos de utilizar a marca em seu diário oficial. A AIC, no entanto, acredita que tais iniciativas, somadas ao histórico retorno do acervo, são apenas passos positivos rumo a algo ainda urgente e viável, de maior contribuição para a história do município, que é o retorno da circulação do Monitor Campista, com redação própria e com o conteúdo jornalístico com a qualidade que o caracterizou.

A posse do acervo e da marca são motivos de comemoração, e merecem nosso reconhecimento tanto a Câmara de Vereadores quanto a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, que bem representaram a cidade nestas ações, mas nos cabe lembrar que ainda estamos no patamar de dizermos que a cidade "já teve" o terceiro jornal mais antigo em circulação do Brasil. Para a AIC, ainda é possível voltar a dizer que Campos "tem" o terceiro jornal mais antigo em circulação do Brasil.




Fonte: Secom | O Diário