Mostrando postagens com marcador Grupo Diários Associados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Grupo Diários Associados. Mostrar todas as postagens

sábado, 26 de julho de 2014

MARCA DO MONITOR CAMPISTA É CEDIDA À PREFEITURA DE CAMPOS


A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho e o diretor-presidente do Grupo Diários Associados, Maurício Dinepi, assinaram nesta sexta-feira (25) o termo de cessão ao município da marca do Monitor Campista, o terceiro jornal mais antigo do Brasil, fundado em 1834.

O ato, realizado no escritório de representação de Campos, no Rio de Janeiro, deu continuidade ao diálogo aberto entre município e o Grupo Diários Associados, que resultou, em uma primeira etapa, na doação do acervo do jornal Monitor Campista e agora na cessão da marca. "Estou muito contente porque conseguimos avançar e ceder ao município o acervo e a marca do Monitor", disse Maurício Dinep.

A prefeita Rosinha Garotinho destacou a importância dos entendimentos mantidos com o grupo Diários Associados, que era proprietário do jornal Monitor Campista. "Estou feliz por não deixarmos morrer o nome do Monitor, que dará o nome de nosso Diário Oficial. A vida do jornal se entrelaça com a história de Campos, registrando importantes momentos de nosso município", declarou a prefeita Rosinha Garotinho.


A cerimônia foi acompanhada pelo vereador Mauro Silva e pelos secretários Francisco de Assis Pessanha (Relações Institucionais), Sérgio Cunha (Comunicação Social) e Lindamara Silva (Particular). 

O secretário de Governo, Suledil Bernardino, comemorou mais esta conquista. "Entramos nessa luta com a Câmara para trazer de volta o acervo do Monitor Campista e, graças à união entre Câmara, Governo e entidades civis, chegou o acervo que relata parte importante da história de Campos. Vamos trabalhar juntos com o Arquivo Público Municipal para viabilizar o material para pesquisa, mas já tem material digitalizado no Rio de Janeiro. É bom esclarecer que o fim da edição do jornal teve como cenário uma briga judicial provocada por outro jornal concorrente, que decidiu questionar a publicação do Diário Oficial do Município, através do Monitor por tantos anos, e o Monitor perdeu a causa. Como o serviço era importante para sua receita, acabou tendo dificuldades financeiras e isso contribuiu para o fechamento, enquanto o concorrente continua, mas trouxe prejuízo para a cidade por causa da perda desse patrimônio", declarou Suledil Bernardino.


Associação de imprensa saúda cessão

A Associação de Imprensa Campista saúda com alegria o anúncio, hoje, feito pela Prefeitura de Campos, de que a marca "Monitor Campista" foi cedida pelo grupo Diários Associados ao município de Campos dos Goytacazes.

A entidade também avalia como positiva a intenção manifestada pela Prefeitura de Campos de utilizar a marca em seu diário oficial. A AIC, no entanto, acredita que tais iniciativas, somadas ao histórico retorno do acervo, são apenas passos positivos rumo a algo ainda urgente e viável, de maior contribuição para a história do município, que é o retorno da circulação do Monitor Campista, com redação própria e com o conteúdo jornalístico com a qualidade que o caracterizou.

A posse do acervo e da marca são motivos de comemoração, e merecem nosso reconhecimento tanto a Câmara de Vereadores quanto a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, que bem representaram a cidade nestas ações, mas nos cabe lembrar que ainda estamos no patamar de dizermos que a cidade "já teve" o terceiro jornal mais antigo em circulação do Brasil. Para a AIC, ainda é possível voltar a dizer que Campos "tem" o terceiro jornal mais antigo em circulação do Brasil.




Fonte: Secom | O Diário