terça-feira, 29 de julho de 2014

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SJB É SUSPENSO DEVIDO A BAIXA VAZÃO DO PARAÍBA E SALINIZAÇÃO

(Foto: Ralph Braz)
Alguns bairros do centro São João da  Barra estão sem abastecimento de água, segundo a CEDAE, que é responsável pelo abastecimento de água no município.

A CEDAE informou que está realizando junto a alguns órgãos, estudos para melhorar a capacitação de água. O problema está acontecendo porque a água do mar está passando para o Rio Paraíba do Sul, como a maré está alta e a cota do Rio Paraíba está muito baixa, a água acabou chegando desproporcional no Rio e a água ficou muito salobra(Salgada).

Segundo João Siqueira, Diretor do comitê Hidrográfico do Rio Paraíba do Sul, a redução gradual da vazão do Rio Paraíba do Sul, se deve a seca que castiga o estado de São Paulo e no próprio estado do Rio de Janeiro. Desde maio apresentamos nas reuniões na Agência Nacional de Águas (ANA), que iria ocasionar problemas na captação de água em São João da Barra, onde foi diagnosticado o agravamento em função da redução de vazão para abastecer  a cidade.

A seca no Paraíba é a maior da história. 

MEDIDAS DE EMERGÊNCIA

Serão feitas medidas de emergência pela ANA,  onde será colocadas bombas do outro lado do Rio Paraíba, onde a salinização é menor, e desta forma atender emergencialmente a população sanjoanense.