terça-feira, 29 de julho de 2014

CICLOFAIXA: RISCO AO CICLISTA

(Foto: ANI | Terceira Via)
Os 50 quilômetros de ciclofaixas que estão sendo implantados pelas ruas de Campos buscam trazer mais segurança aos ciclistas da cidade. Mas uma foto publicada nas redes sociais causou discussão e revolta na população campista que utiliza a bicicleta como meio de transporte todos os dias.

Na subida da Ponte Leonel Brizola, na Avenida Tancredo Neves, em Guarus, foi colocada uma ciclofaixa na diagonal, atravessando a via, fazendo com que os ciclistas disputem o espaço com os carros.

Para o auxiliar de serviços gerais, Amaury Gomes, que passa pelo local diariamente de bicicleta, ao invés de dar segurança, a ciclofaixa na diagonal só faz aumentar o perigo no trânsito. “Achei muito errado, principalmente por ser na subida da ponte, porque os carros vêm em alta velocidade e pode causar muitos transtornos”, disse. 

De acordo com o especialista em Direito de Trânsito, Marcelo Gomes, esta é uma situação atípica que traz risco para o ciclista.

“Para fazer uma ciclofaixa dessa maneira teria que ter, pelo menos, uma sinalização tanto para o motorista quanto para o ciclista. Deveria ter alguma placa de parada obrigatória e sinalização desenhada no asfalto. Sem isso, é muito perigoso e pode acontecer muito acidente”, disse.


Fonte: Terceira Via