terça-feira, 29 de julho de 2014

DESFILE CÍVICO-MILITAR NOS 201 ANOS DE MACAÉ

(Foto: Flávio Sardou  | Secom)
Terça-feira (29) será marcada pelo desfile cívico de 201 anos de fundação da vila de Macaé. A programação será às 10h, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. A concentração será na Avenida Agenor Caldas, que fica no mesmo bairro. Este ano, o tema principal do desfile será “Direitos humanos e boa convivência”. A expectativa é que um público de quatro mil pessoas participe do evento.

O desfile será aberto com a revista da tropa feita pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e o comando do Forte Marechal Hermes, às 9h45. Para melhor atender às crianças, será montado ao lado do palanque oficial uma tenda específica para receber representações do segmento da Educação Infantil, acompanhados de pais e professores. Também haverá espaço direcionado aos idosos e pessoas que apresentam deficiência. 

O desfile cívico-militar será focado nas cores azul e branco. A programação contará com representantes das corporações do Forte Marechal Hermes, 9°Grupamento de Bombeiros Militar, da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, 32º Batalhão da Polícia Militar, Banda dos Veteranos, Guarda Civil Municipal, Marinha do Brasil e Capitania dos Portos.

Também vão fazer parte do evento as secretarias de Mobilidade Urbana, Educação e Saúde, Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Apae, Coordenadoria da Terceira Idade e Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada). Na lista também estão o Instituto Politécnico, Lions Clube de Macaé, Lira dos Conspiradores e Moto Clube de Macaé.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, este ano o foco será Direitos Humanos e do adolescente. “A intenção é destacar a importância da paz e boa convivência em todos os ambientes. Desde 1948, prezamos pela luta de vivermos em uma sociedade mais amigável e harmônica”, disse. 

O evento contará com sete pelotões, que vão abordar temas que visam fortalecer vínculos necessários ao exercício da cidadania em ambientes como escola, casa e trânsito. O último pelotão que vai apresentar o foco “O trabalho futuro e a alegria no futuro da criança”, e contará com as presenças das merendeiras da rede municipal, profissionais do basquete de Macaé e do Motoclube. 

Bandas

Haverá participação das corporações musicais das unidades municipais Carolina Curvello Benjamin, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel e Claúdio Moacyr de Azevedo, além dos colégios estaduais Luíz Reid e Matias Neto. A novidade é que os alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna vão realizar uma apresentação especial junto com a banda municipal da secretaria de Educação. O desfile também terá representantes da banda do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, selecionada para participar neste mesmo dia, do Campeonato Mundial de Bandas, em Bragança Paulista, São Paulo. 

Estrutura do desfile

Para melhor atender à população, o evento terá banheiros químicos e vai contar com atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública. O serviço terá ainda a equipe da Mobilidade Urbana, que a partir das 6h, do dia 29, vai atuar na interdição de ruas e controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile, além de orientar os pedestres e motoristas. A secretaria de Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.