(Foto: Divulgação) |
Novecentos quilos de lixo depositados nas lixeiras subterrâneas instaladas na Praça Batalhão Tiradentes, no Centro Histórico de Campos, já foram recolhidos pela concessionária Vital Engenharia. Deste total, são 600 quilos de lixo úmido e 300 quilos de lixo reciclável. Campos é a primeira cidade do interior do estado do Rio de Janeiro a ganhar esta nova tecnologia.
O subsecretário de Limpeza pública, Praças e Jardins, Carlos Morales, informa que os números ainda são baixos, pois a população está tomando consciência da importância destas lixeiras no município. “Além de não permitir mais lixo exposto em toda área central da cidade, o aspecto urbano também melhora, com as obras de revitalização do Centro Histórico. Campos se torna mais moderna a cada dia”, disse Morales.
Atualmente são duas lixeiras subterrâneas na Praça Batalhão Tiradentes. A previsão é que sejam instaladas 14 lixeiras em diversos pontos do município.
O recolhimento do lixo é realizado diariamente, no período da noite, por dois caminhões apropriados para as lixeiras subterrâneas. O lixo reciclável vai para a Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), a única ONG que recicla o lixo na cidade. A entidade tem parceria com o Rotary Club de Campos, transformando o lixo em cestas básicas.
Fonte: Secom