segunda-feira, 21 de julho de 2014

NILO PEÇANHA TERÁ ESTÁTUA INAUGURADA NA CÂMARA DE VEREADORES


A Câmara de Vereadores de Campos realiza no dia 5 de agosto, na reabertura dos trabalhos legislativos, solenidade de inauguração da estátua em homenagem ao ex-presidente da República, o campista Nilo Peçanha, a partir das 15h.

O monumento em bronze, de um escultor de Niterói, tem tamanho natural e ficará próximo às escadarias do prédio, que tem o nome de Nilo.

(Foto: Ralph Braz)
No mesmo dia haverá sessão solene para entrega da “Medalha Cidade de Campos”.A honraria será concedida ao padre José Gualandi, ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e a livraria e papelaria Ao Livro Verde, que completou 170 anos no dia 13 de junho, sendo a mais antiga do Brasil.

Segundo o diretor de Multimídia e Cultura da Câmara, Wilson Heidenfelder, várias autoridades foram convidadas para a inauguração da estátua, entre elas, as lojas maçônicas, já que Nilo Peçanha foi maçon.

“Teremos também um vernissage sobre Nilo Peçanha no hall da Câmara, com fotografias e objetos que pertenceram a ele. Essas peças serão cedidas à Câmara por meio de uma parceria com o Museu da República, no Rio”.

Wilson lembra que o resgate histórico e a promoção da cultura, aliados à transparência, integram a filosofia de trabalho do presidente da Câmara, Edson Batista. “Dr. Edson e os demais vereadores estão homenageando um dos maiores estadistas do país”, disse ele, destacando que Nilo foi também deputado da Assembleia Nacional Constituinte em 1890 e deputado federal pelo PRF entre 1891 a 1903, elegendo-se senador nesse último ano.



Fonte: Ascom Câmara