Mostrando postagens com marcador Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MAIOR RESERVATÓRIO DO RIO PARAÍBA DO SUL ATINGE O VOLUME MORTO PELA 1ª VEZ

(Foto: Custódio Coimbra |Agência O Globo)
O Informativo Preliminar Diário de Operação desta quarta-feira, divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), confirmou o que já era temido por algumas autoridades: o maior reservatório do Rio Paraíba do Sul, localizado em Paraibuna, no Vale do Paraíba paulista, entrou no chamado volume morto, ou reserva técnica. É a primeira vez desde a sua criação, em 1978, que o nível da água atinge tal ponto. A estimativa é que a reserva seja de 2 bilhões de metros cúbicos.

Apesar de estar localizado em São Paulo, o Paraibuna é considerado fundamental para o abastecimento do Estado do Rio e de várias cidades localizadas no Vale do Paraíba. O documento do ONS traz um gráfico onde o volume consta como zerado, sem capacidade para a geração de energia. O reservatório do Paraibuna tem a dupla função, de abastecimento de água e de geração de energia. A informação de que ele entrou no volume morto também foi confirmada pelo presidente da Sabesp, Jerson Kelman.

Na semana passada, o presidente da Cedae, Jorge Briard, já havia demonstrado preocupação com o nível do Paraibuna. Na ocasião, o nível estava em 0,38% e, como não houve um volume considerável de chuvas desde então, o reservatório entrou no volume morto nesta quarta-feira.





Fonte: O Globo

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ENERGIA ELÉTRICA É REDUZIDA NO RJ, SP, ES, MG, PR, AL, GO E DF A PEDIDO DA ONS

(Foto: Ralph Braz)
Distribuidoras de energia em vários estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, entre elas a Eletropaulo e a Light, que distribuem energia nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, informaram nesta segunda-feira (19) reduções no fornecimento de luz. Segundo as empresas, o corte foi orientado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país.

Até o momento, que houve corte de energia em São Paulo, Rio de Janeiro,Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Alagoas e Distrito Federal.

RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, a Light informou que alguns bairros sofreram corte de energia. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Light, a partir de uma determinação do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS). A Ampla, que também atende o estado, também confirmou que houve corte. O motivo do pedido do ONS não foi divulgado.

Segundo as duas concessionárias, às 16h a energia já estava totalmente restabelcida. De acordo com a Ampla, o corte de 100 megawatts de energia distribuída teve início às 14h55 e foi encerrado às 15h55. Foram afetados 180 mil pessoas em 13 municíos da área de concessão da companhia, que atende, no total, cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 cidade – 73% do estado do Rio de Janeiro.


A Light, que atende a capital, não informou os bairros e quantas pessoas foram afetados até as 17h. Segundo a concessionária, não há previsão de novos cortes. A normalização foi por volta das 16h e durou cerca de uma hora.




Fonte: G1 | Terra | Folha de São Paulo