quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA VISITA CENTRAL DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE SJB

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
O presidente da Câmara de São João da Barra, Aluizio Siqueira(PMDB), esteve na manhã desta quinta-feira(27), na central de tratamento de água da Companhia Estadual de Águas e Esgoto(CEDAE), na sede do município, onde pode constatar o alto nível de salinização da água. O vereador usou seu perfil no facebook para informar e alertar a população do município.


Abaixo o texto que o presidente Aluizio, postou em seu perfil.

"Saindo de uma visita técnica a nossa estação de tratamento de água na sede do município ,pela sequência de fotos vcs podem acompanhar a entrada da água bruta ,os decantadores na área externa onde tem filtros e recebem os produtos para o tratamento, chegando aos filtros finais da operação indo para cisterna e de lá para rede de distribuição da rua.  
Tirei fotos do laboratório onde se faz análise da água ,vcs podem ver no visor do aparelho 471 ppm de sal as 9.40h da manhã de hj ,ontem as 13.40h chegou a 25700 ppm ,as 15.00h 28300ppm ,as 16.h 19260 ppm ,pare se ter uma ideia sempre se trabalhou nas épocas de rio normal entre 35 ppm a 50 ppm e fui informado que água pura do mar chega entre 35000 ppm a 38000 ppm ,mostra que a língua salina de acordo com a maré está inviabilizando a captação de água e sua distribuição . Mesmo em 471 ppm as bombas acabaram de ser ligadas e foi reforçado os produtos para tratar e a água já está voltando a rede até a próxima maré.  
O superintendente Ranieri também me informou que eles vão fazer manobras para colocar água do poço do parque de exposição para a sede para reforçar o abastecimento da cidade,e informou que esse poço sofreu um ato de roubo e vandalismo onde foi quebrado o painel elétrico de controle e roubaram os fios danificando a bomba submersa .As localidades como Grussai ,Pipeiras,Açu,Barcelos estão com seu abastecimento normal ,também são atendidas pela CEDAE porém sua captação é feita em poços artesianos. Peço as amigas e amigos para economizar o máximo a água que entrar em nossas caixas .Que DEUS abençoe nossa São João da Barra."
No final de semana o município ficou sem abastecimento de água, como publicado no Blog Pense Diferente.

RELEMBRE O CASO

Indagado sobre a solução para o caso, ele disse que a Cedae tem um projeto de abertura de dois poços - um na Sede e outro em Atafona - e que aguarda a liberação do Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB).

"Falta somente o Prefeito autorizar. Já temos o projeto, o dinheiro, enfim, tudo pronto para executar a obra. Em três meses no máximo estaria tudo pronto e o problema solucionado", informou. 

Indagado sobre o motivo da não autorização da prefeitura ao superintendente da Cedae "Ele diz que não temos contrato com o município". E não tem mesmo? - perguntamos: "Não temos, mas ele ficou de assumir os trabalhos, mas a Prefeitura não assume. Ou seja, ele não deixa a gente executar as obras de melhoria para captação e distribuição de água para as áreas que foram identificadas como de calamidade. São dois pontos: parte da Sede e parte de Atafona. O dinheiro já está disponível, tudo pronto para executar as obras, mas só falta o Prefeito autorizar", e que o problema e que a obra levaria de 02 a 03 meses no máximo para conclusão a partir da autorização.




Fonte: Blog Pense Diferente |  Portal OZK