segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PREFEITURA PLANTA DIVERSAS ÁRVORES EM VÁRIOS PONTOS DE CAMPOS

(Foto: Divulgação | Secom)
Campos é uma das cidades mais arborizadas do Estado do Rio de Janeiro. Por levar em conta que as árvores são importantes para melhorar a qualidade do ar, porque produzem oxigênio mediante a luz do sol, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, através do Programa Mais Verde, já plantou milhares de árvores em diferentes pontos do município. São espécies frutíferas e nativas. 

Entre os pontos com novas árvores estão avenidas, creches, escolas e bairros e distritos, incluindo os que estão recebendo obras do Bairro Legal. Também estão sendo criados bosques e pomares. 

- Árvores são equipamentos públicos indispensáveis à sobrevivência. A Organização Mundial da Saúde recomenda que haja 12 metros quadrados de área verde por habitante e estamos avançando neste sentido. Além de ser importante para o meio ambiente, a iniciativa também beneficia a população, já que quando crescem, oferecem sombra, frutos e beleza, através das flores”, destacou o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque.

Entre as espécies frutíferas, estão abricó, romã, pitanga, manga, acerola e atemóia, entre outras. Espécies nativas da Mata Atlântica, como oiti, pata de vaca, aroeira vermelha e ipês, entre outras, também estão sendo plantadas.

As pessoas interessadas em plantar em seus quintais podem pegar as mudas no Centro de Educação Ambiental (CEA), na Avenida José Carlos Pereira Pinto 300, próximo ao Hospital Geral de Guarus. O CEA funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, informa que semanalmente são plantadas entre 30 e 40 árvores nas vias públicas dos perímetros urbanos, sem contabilizar as centenas de mudas de árvores que são doadas semanalmente para moradores da cidade e para moradores do interior e para proprietários rurais, que pedem, respectivamente, mudas de frutíferas e de árvores de espécies da Mata Atlântica.





Fonte: Secom | Campos