sexta-feira, 21 de agosto de 2015

VANS IMPEDIDAS DE DESEMBARCAR PASSAGEIROS NO CENTRO

(Foto: Ralph Braz)
O transporte alternativo de Campos está legalizado desde 2011. Cansados de serem multados – pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) – por desembarcar passageiros em locais que interrompem o fluxo de veículos, os permissionários conseguiram junto ao Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), vagas exclusivas para o desembarque na avenida Quinze de Novembro. No entanto, mesmo com uma placa indicativa, veículos de passeio utilizam o local como estacionamento.

Para esta matéria, os permissionários de vans tiveram a identidade preservada com medo de represálias. Eles afirmam que os agentes da GCM não multam nem mandam rebocar veículos estacionados no local destinado ao desembarque de passageiros do transporte alternativo. O motivo é que assim deixariam de multar os motoristas de vans que permitem que passageiros desçam na rua Barão de Amazonas, por exemplo.

"Eles (agentes da guarda) ficam escondidos à espreita, só anotando a placa dos veículos. Depois que recebemos a multa, tentamos recorrer explicando ao órgão responsável – que também é do município (IMTT) – o porquê da infração. Mas, não há argumentos suficientes que os façam mudar de ideia. Quando o correto seria fiscalizar os veículos que estacionam inadequadamente e nos impedem de trabalhar corretamente”, afirmou um permissionário.

Roberto Cordeiro tem um comércio em frente ao ponto de desembarque dos passageiros das vans. Ele afirma que nunca viu agentes da GCM fiscalizando ou sequer multando os carros estacionados ali. “A gente desconfia que haja uma ‘indústria da multa’ em Campos. O que me deixa intrigado é que os agentes da guarda parecem tão preocupados em bater a meta de multas aplicadas que esquecem esse ponto aqui onde a infração às leis de trânsito tão óbvia”, ressaltou Cordeiro. 

Em nota, o comandante da GCM, Wellington Levino, informou que vai enviar uma equipe ao local para verificar a situação e intensificar a fiscalização. “Os agentes acionados por denúncias feitas ao órgão (pelo telefone 153) ou durante fiscalização de rotina multam e removem veículos que estacionam em local proibido”, finaliza a nota.





Fonte: Terceira Via