quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SEDE DA 6ª RISP SERÁ INAUGURADA EM CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)

A sede da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Campos, será inaugurada na quinta-feira (31 de outubro), às 10h. O prédio, que fica no Parque São Caetano, terá o trabalho integrado entre as Polícias Militar e Civil, com objetivo de controlar os índices de criminalidade.

Implementadas em 2009, as Risps unem os policiamentos ostensivo e investigativo e, para isso, foram realizadas mudanças estruturais de compatibilização territorial entre a PM e a PC, sendo criada uma divisão geográfica e gerencial diferenciada do Estado.

A 6ª Risp compreende quatro batalhões de Polícia Militar e 21 delegacias de Polícia Civil em uma área que abrange 25 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A unidade é primeira das sete sedes de Regiões Integradas a ser entregue.


Na sede, o comandante de Policiamento de Área, coronel Maurício Salles Rodrigues, e o diretor de Departamento de Polícia de Área, delegado Antônio Carlos Carvalho, terão duas salas, uma ao lado da outra. Além disso, 40 policiais civis e militares atuarão na unidade. 

Redução na criminalidade - O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, apresentou, em coletiva de imprensa na terça-feira (29), dados que comprovam que houve redução no número de homicídios dolosos na região Norte e Noroeste. Em 2009, foram 461 crimes e, em 2012, 406 assassinatos. Segundo ele, outros crimes tiveram redução e em alguns casos pequena elevação.

“Em 2007 havia indicadores de criminalidades elevados. Em 2009, houve redução significativa. Esse trabalho representa a maior sinergia entre as polícias, fato inédito em mais de 200 anos. Pela primeira vez, a PM e a PC estão trabalhando em conjunto”, disse.


Fonte: Terceira Via