sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SULEDIL GARANTE PERMANÊNCIA DE SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

(Foto: Carlos Emir/ O Diário)
Com a crise enfrentada pela Educação de Campos, que ganhou novos contornos nos últimos dias através do movimento dos professores municipais, que reivindicam, entre outras coisas, mais infraestrutura nas escolas da rede, cresceram os boatos que a secretária, Marinéa Abude, seria exonerada para evitar ainda mais desgaste no governo. A possibilidade, porém, foi negada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino: “Desconheço isso”, informou o secretário, um dos nomes cotados para ocupar o lugar de Marinéa.

Os professores reivindicam aumento do piso salarial em 100%, 40% da vigência sobre o salário base para todos os professores, aumento do vale alimentação para R$ 400, melhores condições de trabalho (eles reclamam de salas de aula superlotadas, prédios alugados e falta de manutenção), eleições diretas (não a lista tríplice) e revisão do Plano de Cargo e Carreira.

Além de não obter respostas às reivindicações, a categoria reagiu a um vídeo divulgado na internet, em que a secretária teria chamado professores de “idiotas”. No último dia 21, o blog de Gustavo Matheus trouxe a denúncia de suposto nepotismo praticado pela secretária, que teria concedido cargos de confiança, DAS, a sua irmã e a sua cunhada. O caso foi denunciado ao Ministério Público.

Depois disso, muitos apostavam como certa a saída de Marinéa. Porém, suas duas parentes foram exoneradas, mas ela mantida no cargo. Nesta quinta-feira (24), o blog de Alexandre Bastos informou que, nos próximos dias, a prefeita Rosinha (PR) ouviria alguns conselhos sobre a possibilidade de exonerar a secretária de Educação, Marinéa Abude: “Um nome forte do grupo rosáceo afirmou nos bastidores que não é possível deixar que a secretária arranhe a imagem da prefeita. Para ele, o melhor caminho é a exoneração com a entrada de alguém que tenha menos desgaste e consiga dialogar com os professores”.

Para Suledil, porém, tudo não passa de especulação.

— Desconheço isso. Não há mudança programada no governo no momento — afirmou o secretário municipal de Governo.


Fonte: Suzy Monteiro (Folha da Manhã)