quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SANTA CASA DE CAMPOS PODE FICAR SEM OBSTETRÍCIA E PEDIATRIA

(Foto: Ralph Braz)

Os setores de obstetrícia e pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Campos podem fechar as portas nos próximos dias. A informação, comentada no Blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado no Folha Online, foi confirmada pelo provedor do hospital, Benedito Marques, e justificou que o valor recebido proveniente da verba do Sistema Único de Saúde (SUS) é insuficiente para realizar o serviço de manutenção e pagar aos funcionários. De acordo com Marques, uma reunião entre a provedoria da Santa Casa, funcionários e o secretário de Saúde, Doutor Chicão, está marcada para o próximo dia 21, às 18h, na unidade de saúde. Segundo a assessoria de Comunicação da secretaria de Saúde, a prefeitura já repassou ao hospital R$ 19.060.998,81 milhões neste ano, de recursos federais e municipais.

— Como o valor da verba é insuficiente, o hospital está sofrendo prejuízos para manter os setores funcionando para que centenas de pacientes não sejam prejudicados. Uma possível solução seria a prefeitura colocar os profissionais da secretaria de Saúde atuando nestes setores, o que salvaria o atendimento. No dia 21, vamos analisar a situação atual dos setores de obstetrícia e pediatria, e estudaremos a melhor solução — destacou Benedito Marques.

Em nota, a assessoria de Comunicação da prefeitura informou que, a decisão do possível fechamento do serviço de obstetrícia é opção da direção do Hospital Santa Casa, tendo em vista a baixa produtividade do serviço em relação às demais unidades, tornando a manutenção do mesmo economicamente inviável. O provedor da unidade, Benedito Marques, afirmou, em reunião com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, e demais unidades que oferecem o serviço de obstetrícia (realizada no dia 27 de setembro deste ano), que não seria mais viável manter o procedimento e mostrou preferência por substituí-lo por outro. Na ocasião, o provedor afirmou que o serviço de pediatria não seria afetado. O aumento no aporte de recursos está ligado ao aumento da produção de serviços. O vice-prefeito tranquiliza a população e garante que ninguém ficará desassistido, uma vez que o serviço é garantido no Hospital Plantadores de Cana e na Beneficência Portuguesa.


Fonte: Folha da Manhã