segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SÃO JOÃO DA BARRA: NOVO PATRIMÔNIO INTERNACIONAL

(Fotos: Ralph Braz)

O município de São João da Barra é o primeiro do Estado do Rio a receber certificação dos prédios históricos pelo Instituto Herity, com sede em Roma (Itália) e reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A informação é da diretora do Palácio Cultural e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Sônia Ferreira, ao adiantar que no dia 5 de novembro estará na cidade o diretor da instituição, Maurizio Quagliuolo, que será recepcionado pelo prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco.


Na ocasião, o Herity, que é um organização mundial para a certificação de qualidade da gestão do patrimônio histórico, colocará placas de certificação na Igreja de São João Batista, Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa da Câmara e Cadeia), Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado e Palácio Cultural Carlos Martins. Durante a visita feita no início do ano à área histórica da cidade por membros do Instituto Herity – início do processo de certificação -, apenas o antigo solar do traficante de escravos André Gonçalves da Graça, onde atualmente funciona o Fórum municipal, não foi contemplado.



Reconhecimento – De acordo com Sônia Ferreira, o Instituto Herity, que atua no mundo inteiro, ao dar certificação a prédios de São João da Barra constata sua importância cultural dentro do contexto histórico brasileiro. “A certificação está sendo um reconhecimento para o município, não só pela restauração, mas também pela totalização do serviço. Afinal, não bastava apenas uma bela restauração, mas, sim um bom funcionamento, manutenção e qualidade. Como se vê, o reconhecimento é bastante abrangente”, salientou.


O Instituto Herity (junção das palavras inglesas “heritage” e “quality”, que significam, respectivamente, herança e qualidade) é sediado em Roma, cidade reconhecida mundialmente pela beleza de seus prédios centenários. Através de parcerias com universidades brasileiras, entre elas a UFBA (Universidade Federal da Bahia), começa-se a adotar no Brasil uma técnica nova para avaliar se o patrimônio histórico e cultural está sendo preservado de forma adequada. Pelo método italiano são levados em consideração a relevância do local, seu estado de conservação, os serviços que oferece e a satisfação dos visitantes quanto da comunidade.

ANTES
DEPOIS

Sônia enfatiza que o método de avaliação do Herity leva em conta a gestão do patrimônio histórico-cultural através de consultas a turistas, aos órgãos gestores e a todos os lados envolvidos no processo. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados, assim como a proteção do patrimônio: “Tanto isso é verdade, que os certificados têm validade de três anos. Passado o período, seus técnicos fazem uma reavaliação para decidir sobre a renovação ou não. Como se vê, é um trabalho extremamente criterioso”, acrescentou. Durante a cerimônia de certificação, cada prédio apresentará uma mostra dos trabalhos executados acentuando o antes e o depois do processo de restauração. Com isso, a população local e os visitantes terão condições de avaliar as obras feitas nesses locais históricos.




Fonte: Secom SJB