quarta-feira, 16 de outubro de 2013

WALMART ANUNCIA FECHAMENTO DE 25 LOJAS NO BRASIL, SENDO DUAS NO RIO


(Foto: Ralph Braz)

Até o fim do ano, o Walmart vai fechar até 25 lojas no Brasil, em meio a um cenário desfavorável da economia mundial. A informação foi revelada nesta terça-feira, em reunião entre executivos e investidores da empresa, realizada na sede da companhia, nos EUA. Unidades na China também serão fechadas, refletindo a preocupação com o panorama econômico considerado pelo diretor-executivo, Mike Duke, “imprevisível” e “difícil”.

Entre as unidades fechadas no Brasil, duas estão no Rio. Os hipermercados na Tijuca e em Campinho, ambos na Zona Norte da cidade, fecharão as portas até dezembro. Outras lojas com “baixo desempenho” também serão fechadas em todo o Brasil. Apesar do tom mais pessimista adotado pela diretoria internacional, o comunicado da empresa no Brasil destacou que, no país, serão investidos cerca de R$ 1 bilhão de reais, na abertura de 22 novas unidades até o fim do ano, em compensação ao fechamento das 25 lojas, e na reforma de 40 unidades já em funcionamento. A unidade de Campos dos Goytacazes, faz parte dessas unidades, que estão passando por reformas

No cenário global, o Walmart International, divisão internacional da varejista, revisou para baixo suas perspectivas de expansão. Inicialmente, a estimativa era de abertura do equivalente a 2 milhões de metros quadrados em lojas. Agora, a expectativa é de 1,3 milhão de metros quadrados, informou o diretor-executivo da divisão, Doug McMillon, aos investidores.

A desaceleração do crescimento do Walmart International continua como tendência que coincide com o maior escrutínio sobre as práticas da empresa. Em abril de 2012, o “New York Times” divulgou acusações de que a companhia teria oferecido propina a autoridades mexicanas para acelerar a aprovação de lojas.

O Walmart International somou 1,7 milhão de metros quadrados de espaço de lojas no ano fiscal de 2013, encerrado em fevereiro, após ter previsto um crescimento de 2,7 a 3 milhões de metros quadrados, e depois reduzido a meta para 1,9 a 2,1 milhões de metros quadrados.



Fonte: O Globo